domingo, 6 de novembro de 2016

AVE DA SEMANA - Tecelão de Baya

São aves conhecidas pelos ninhos elaborados que constroem. Conheça detalhes interessantes da construção desses ninhos!




- O ninho dos tecelões parece um balão invertido com uma entrada tubular embaixo. São habilmente entrelaçados com longas tiras extraídas de folhas de palmeira, gramíneas e outras plantas. Cada tira pode ter entre 20 e 60 cm de comprimento. A ave faz centenas de viagens para concluir um ninho.




- Além da aparência, há alguns fatos que tornam ainda mais interessante esses ninhos. Quem os constrói é o macho dessa espécie. Há duas fases na elaboração; na primeira, que leva mais ou menos uma semana, eles o constroem parcialmente. Em seguida, começam a exibir seu trabalho para uma fêmea, enquanto batem as asas, fazendo ruídos, pendurados em torno de seu ninho. A fêmea inspecionará o ninho e, se aprovar o design e localização, ela se acasalará com ele. Só então o macho realmente completará o ninho, adicionando o túnel de entrada, o que pode levar até 18 dias. Após a conclusão, os ninhos permanecem pendentes na árvore.



- Depois de se acasalar com uma fêmea, o macho freqüentemente corteja outras fêmeas em outros ninhos, parcialmente construídos. Pode ocorrer da fêmea rejeitar o ninho oferecido ou colocar seus ovos em outros ninhos. 



- Costumam nidificarem próximos de pequenos grupos, geralmente em árvores espinhosas ou em palmeiras e também muitas vezes o ninho é feito perto de água ou mesmo, pendurados sobre a água, onde os predadores não podem chegar facilmente. 



- Embora o macho desempenhe uma parte importante na construção do ninho, os cuidados para com os filhotes é desempenhado quase totalmente pela fêmea. Em vez disso, o macho normalmente fará outro ninho e tentará atrair mais fêmeas.


- Os machos diferenciam da fêmea por causa da coloração amarela na cabeça.
Estas aves estão presentes em partes da Ásia, principalmente no Sudeste Asiático. 


No vídeo abaixo podemos apreciar o trabalho desse pequeno arquiteto


Nome em inglês: Baya weaver 
Nome científico: Ploceus philippinus

Nenhum comentário:

Postar um comentário