São mamíferos herbívoros, ou seja, se alimentam apenas de plantas aquáticas e tem uma certa semelhança com um hipopótamo. Veja mais informações sobre esse simpático peixe
- O corpo é robusto, a cauda é achatada e disposta de forma horizontal, cabeça pequena, sem pescoço definido. O corpo exibe dobras. A pele é geralmente cinza ou marrom, com manchas esverdeadas devido à presença de algas.
- Focinho largo, lábios bastante flexíveis com pelos na parte superior. Dois orifícios respiratórios na parte da frente do focinho. Frequentemente expõem suas narinas acima da superfície, em busca de vegetação perto das bordas do rios. Apesar de ter olhos muito pequenos, eles podem ver muito bem.
- Há quatro espécies de peixe-boi:
Peixe-boi marinho - É o maior entre essa espécie. Pode medir 4,5 metros. Podem ser encontrados na costa brasileira e no Golfo do México.
Peixe-boi-da-amazônia - Encontrado apenas na região amazônica. É o menor entre os quatro. Pode medir cerca de 2,8 metros. A principal característica física que os distingue dos demais peixes-boi é uma grande mancha esbranquiçada no peito. É o único a viver exclusivamente em água doce.
Peixe-boi africano - Habita a costa oeste africana.
- A gestação dura 13 meses. Durante os dois primeiros anos de vida, os filhotes acompanham a mãe e são por ela amamentados. A fêmea tem apenas um filhote a cada quatro anos.
- Durante os meses chuvosos se alimentam bastante, para armazenar gordura para a estação seca, quando há uma falta de vegetação acessível.
- Por ser um mamífero, ele precisa ir à superfície para respirar. Normalmente, respira em intervalos de um a cinco minutos e consegue ficar submerso por até 25 minutos.
Infelizmente, é uma especie vulnerável.
Peixe-boi-marinho -
Nome em inglês: West Indian Manatee
Nome científico: Trichechus manatus
Peixe-boi-da-amazônia -
Nome em inglês: Amazonian manatee
Nome científico: Trichechus inunguis
Nenhum comentário:
Postar um comentário