1 - É o mamífero mais lento que existe. Habitam as florestas tropicais da América Central e do Sul. Também são chamados bicho-preguiça ou preguiça-de-coleira.
3 - São herbívoros (comedores de plantas). O que explica os movimentos extremamente lentos é a dieta nutritiva baixa que leva a uma taxa de metabolismo lento. Com isso, elas necessitam de temperaturas quentes, então, procuram áreas mais ensolaradas das árvores para se manterem aquecidas.
No lugar dos pés, há duas ou três garras enormes e curvas que lhes permitem percorrer facilmente pelos galhos das árvores ou pendurarem-se de cabeça para baixo.
7 - Preguiças tem uma vantagem que poucos outros mamíferos possuem; seu pescoço tem muita flexibilidade que lhes permite girar a cabeça cerca de 270 graus.
8 - Os machos se diferenciam das fêmeas através de uma mancha nas costas, de cores amarelo e preto, como se fosse uma "tatuagem".
9 - As preguiças só descem para o chão, geralmente uma a três vezes por semana, apenas para fazer as necessidades fisiológicas ou para transpor áreas (ou seja, quando elas estão lá no alto da árvore e dá vontade de fazer cocô ou mesmo xixi, elas descem para o solo!).
Em terra, são desajeitadas pra se locomover, arrastando-se com a ajuda das garras e com a barriga encostada ao chão.
10 - Dormem aproximadamente 14 horas por dia, encostados nos galhos das árvores.
10 - Dormem aproximadamente 14 horas por dia, encostados nos galhos das árvores.
12 - Obtém a maior parte da água que precisam, a partir das plantas.
13 - A pele costuma ficar coberta de algas esverdeadas, especialmente na estação das chuvas. Isso ajuda a camuflar a preguiça em seu ambiente de floresta. Pendurado discretamente, se assemelha a um conjunto de folhas.
14 - Apesar da lentidão, são muito habilidosas na água e podem nadar, caso haja a necessidade de atravessar um rio ou durante a temporada de cheia, por exemplo, na Amazônia.
15 - A gestação dura em torno de 120 a 180 dias. Após o nascimento, a maioria dos filhotes permanecem agarrados com a mãe, por aproximadamente 8 meses.
Nome em inglês: Maned three-toed sloth
Nome científico: Bradypus torquatus
Nenhum comentário:
Postar um comentário