domingo, 17 de janeiro de 2016

Animal da semana - Preguiça

Conheça mais de 15 curiosidades, que talvez você não sabia sobre esse animal!



1 - É o mamífero mais lento que existe. Habitam as florestas tropicais da América Central e do Sul. Também são chamados bicho-preguiça ou preguiça-de-coleira.


2 - Existem dois grupos distintos: as preguiças de dois dedos e as preguiças de três dedos. 



3 - São herbívoros (comedores de plantas). O que explica os movimentos extremamente lentos é a dieta nutritiva baixa que leva a uma taxa de metabolismo lento. Com isso, elas necessitam de temperaturas quentes, então, procuram áreas mais ensolaradas das árvores para se manterem aquecidas.



 4 - Passam quase todo o seu tempo pendurados nas árvores. Mesmo quando acordados, muitas vezes eles permanecem imóveis.




 5 -Tem um focinho curto, olhos pequenos, pernas e braços longos, orelhas pequenas e um rabo curto. 
No lugar dos pés, há duas ou três garras enormes e curvas que lhes permitem percorrer facilmente pelos galhos das árvores ou pendurarem-se de cabeça para baixo.



6- O formato da boca lhes dá uma expressão alegre, como um 'sorriso' constante.



7 - Preguiças tem uma vantagem que poucos outros mamíferos possuem; seu pescoço tem muita flexibilidade que lhes permite girar a cabeça cerca de 270 graus. 



8 - Os machos se diferenciam das fêmeas através de uma mancha nas costas, de cores amarelo e preto, como se fosse uma "tatuagem". 



9 - As preguiças só descem para o chão, geralmente uma a três vezes por semana, apenas para fazer as necessidades fisiológicas ou para transpor áreas (ou seja, quando elas estão lá no alto da árvore e dá vontade de fazer cocô ou mesmo xixi, elas descem para o solo!). 
Em terra, são desajeitadas pra se locomover, arrastando-se com a ajuda das garras e com a barriga encostada ao chão.



 10 - Dormem aproximadamente 14 horas por dia, encostados nos galhos das árvores. 

11 - Se orientam principalmente pelo olfato, pois seu sistema visual não é muito desenvolvido. 



12 - Obtém a maior parte da água que precisam, a partir das plantas. 

13 - A pele costuma ficar coberta de algas esverdeadas, especialmente na estação das chuvas. Isso ajuda a camuflar a preguiça em seu ambiente de floresta. Pendurado discretamente, se assemelha a um conjunto de folhas.



 14 - Apesar da lentidão, são muito habilidosas na água e podem nadar, caso haja a necessidade de atravessar um rio ou durante a temporada de cheia, por exemplo, na Amazônia. 


15 - A gestação dura em torno de 120 a 180 dias. Após o nascimento, a maioria dos filhotes permanecem agarrados com a mãe, por aproximadamente 8 meses. 

Nome em inglês: Maned three-toed sloth 
Nome científico: Bradypus torquatus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário