A águia-das-Filipinas é uma das mais bonitas aves de rapina. Um aspecto físico característico dessa águia, são as penas longas avermelhadas e riscadas de castanho em volta da cabeça.
A seleção de fotos abaixo, mostram a beleza da ave.
A águia-das-Filipinas possui um bico e patas dotados de grande potência.
Atualmente, essa bela ave habita apenas um pequeno conjunto de ilhas das Filipinas. As florestas das ilhas de Leyte, Luzon, Mindanão e Samar, são o seu último refúgio.
O casal ficam juntos toda a vida. Na fase de reprodução, constroem um grande ninho, que pode chegar a três metros e o utiliza durante vários anos seguidos.
Acredita-se que cada fêmea põe apenas um ovo a cada 2 ou 3 anos.
A fêmea trata principalmente de chocar, mas, também é ajudada pelo macho. Demora cerca de 60 dias para o filhote nascer. Na idade de 8 ou 9 meses, os jovens começam a caçar.
Essa impressionante ave pode medir cerca de 1 metro e ter uma envergadura de 2,40 metros, sendo considerada uma das maiores, a nível mundial.
A ave nacional das Filipinas integra o grupo de espécies que estão em risco de extinção em todo o planeta; seu estatuto de conservação é de perigo crítico. Existem apenas algumas escassas centenas de exemplares em cativeiro e no seu habitat silvestre.
Estima-se que só existam cerca de 300 exemplares em liberdade.
Nome científico: Pithecophaga jefferyi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário