domingo, 22 de janeiro de 2017

ANIMAL DA SEMANA - Agulhão-vela

Este peixe é o Michael Phelps dos oceanos. Tem o recorde de ser o animal aquático mais rápido!

- Não é fácil para os pesquisadores definir a velocidade que um peixe pode nadar. Os resultados conhecidos até agora são estimativas aproximadas. Pode existir peixes que nadam tão rápido ou ainda mais veloz de que o agulhão-vela, contudo, ainda não foram pesquisados por causa da dificuldade da medição de velocidade.



- Estes peixes de aparência exótica tem a incrível habilidade de ultrapassar 90 km / h. A velocidade que conseguem se locomover é considerada uma habilidade extraordinária, já que a água é aproximadamente 750 vezes mais densa do que o ar.


- É também chamado peixe-vela, agulhão-bandeira e veleiro. Pode medir mais de 3 metros de comprimento e pesar até cerca de 80 quilos. 


- Na frente da boca há um grande bico em forma de espada e no dorso, uma barbatana dorsal que parece uma vela. Ainda não sabe-se a função exata da enorme barbatana.


- A barbatana não fica erguida constantemente. Quando o agulhão está numa corrida rápida ele a abaixa. Ele só levanta sua vela quando está animado ou ameaçado, para ajudá-lo a aparecer maior do que realmente é. 


- Outra característica incomum é sua capacidade de mudar de cor. Ele pode fazê-lo quase instantaneamente para enganar predadores.


- O agulhão-vela é parecido com o peixe-espada. A diferença principal entre os dois é que a barbatana dorsal do agulhão é maior.


Nome em inglês: Indo-Pacific sailfish ou simplesmente sailfish
Nome científico: Istiophorus platypterus

Nenhum comentário:

Postar um comentário