quinta-feira, 16 de abril de 2015

Numbat

O numbat é um mamífero nativo da Austrália Ocidental. Pesam até meio quilo e medem entre 18 e 30 centímetros, excluindo a cauda, que pode chegar aos 20 centímetros.
Apesar de serem classificados como marsupiais, as fêmeas não possuem a bolsa na barriga, como os cangurus.




Eles tem um colorido e longo rabo. A pelagem é acastanhada a cinzenta e apresenta 6 ou 7 riscas brancas transversais na zona do dorso.


A cabeça do numbat é afilada e termina numa boca pequena, repleta de pequenos e subdesenvolvidos dentes; aproximadamente cinquenta e dois.


São os únicos marsupiais que se alimentam exclusivamente de insetos, especialmente formigas e cupins.
Eles preferem ficar em locais onde há muitas toras vazias no chão, o que lhes dá mais garantia para um suprimento constante de alimentos.


A língua do numbat é pegajosa, chega a atingir 10 cm de comprimento e constitui uma adaptação à alimentação à base de formigas e térmitas.
Eles empurram seu focinho estreito em todos os cantos da madeira podre em busca de seu alimento.


Depois de comer eles gostam de aproveitar o sol, esparramando todas as quatro patas.


Cada ninhada contém 2 a 4 juvenis, que vivem agarrados às tetas da mãe por quatro meses. Uma vez que os numbats não têm marsúpio, as crias são protegidas apenas pela pelagem comprida que as fêmeas têm no ventre. Após este período, a fêmea abandona as crias numa toca durante o dia, enquanto procura alimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário