sexta-feira, 10 de abril de 2015

Pangolim

Como você deve ter notado, o pangolim tem grandes escamas que cobrem quase todo o seu corpo e parecem com um tamanduá "escamoso".



Essas escamas são de queratina (a mesma substância de chifres, unhas e cabelos). As escamas continuam a crescer ao longo de toda sua vida e compreendem cerca de 20% do seu peso.



Quando é ameaçado, um pangolim enrola-se como uma bola apertada, o que é impenetrável para os predadores. A falta de escamas sobre o focinho, olhos, ouvidos e baixo-ventre favorecem eles fazerem isso.


Pangolins usam sua longa língua pegajosa, para comer suas comidas favoritas: cupins e formigas.


Alguns são arbóreos e muito bons escaladores. Conseguem subir em árvores usando sua cauda forte para se pendurar em galhos e tirar cascas dos troncos, expondo ninhos de insetos. Eles fazem um papel importante no seu ecossistema, com o controle de pragas.


Eles não têm dentes, de modo que não podem mastigar. Em vez disso, eles têm espinhos queratinosas em seu estômago e costumam engolir pedras que serve para esmagar sua comida, o que é muito parecido com o funcionamento da moela dos pássaros.


Pangolins tem músculos fortes que selam as suas narinas e ouvidos, protegendo-os de ataques de insetos. Eles também têm músculos especiais em suas bocas que impedem formigas e cupins de escaparem após a captura.


Os sentidos do olfato e audição são muito bons, compensando a má visão do pangolim. 


Há oito espécies de Pangolins, quatro asiáticos e quatro Africanos. Em todas as espécies, as fêmeas são menores do que os machos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário