sexta-feira, 12 de junho de 2015

O casal gay Eric Marcoux e Eugene Woodworth permaneceram 60 anos juntos!

Quando eles se conheceram em Chicago, em 1953, Eric tinha 23 anos e Eugene 25. Eugene era um dançarino de balé e Eric estava saindo de um mosteiro. Na época, quando as pessoas lhes perguntavam se eles eram irmãos, respondiam "sim". Muitos anos depois, quando as pessoas o perguntam, Marcoux diz: "Não, mas obrigado por perguntar, porque agora eu posso dizer que amo este homem." 
Marcoux diz que viu muitas mudanças positivas nos ultimos 40 anos, em favor dos homossexuais. 



O principal jornal diário em Portland (EUA) o The Oregonian, os entrevistou para conhecer seus segredos para uma parceria saudável e feliz.

TO: Como vocês se conheceram?

Marcoux: Eu tinha acabado de vir do século 19. Eu estava em um mosteiro. Quando nos conhecemos, foi em um restaurante. Um amigo estava sentado com Woodworth e o apresentou para mim.


Woodworth: Eu vim do balé profissional. Eu estava realmente almoçando com um amigo, e estávamos sentados conversando, quando o conhecí. No mesmo dia saímos para um lanche a tarde em um pequeno restaurante. Quando entramos, tanto o caixa e a garçonete disseram: "Oh! Vocês são gêmeos, não é? Gêmeos!" Então, a partir daí, nós nos identifiquemos como gêmeos ou irmãos.

Marcoux: Foi uma boa abordagem que esses garçons nos deu, desde o início.

Woodworth: Não era OK para dois homens viverem juntos. Na verdade, era contra a lei em Chicago.



TO: Como vocês decidiram passar suas vidas juntos?


Woodworth: Realmente, não havia qualquer outra coisa. Não havia mais nada para eu fazer do que passar a minha vida com ele. A partir do instante mesmo, em que nos conhecemos. Era isso.

Marcoux: Renovamos nossos votos de casamento uma vez por mês. 

Woodworth: Nós viemos até aqui, por que não mais?

TO: Qual é o status legal do relacionamento de vocês?

Marcoux: Ironicamente, nós tivemos dois casamentos religiosos e nenhuma união civil. Me tornei consciente das dimensões da humanização civilizatória de estar em um relacionamento publicamente reconhecido.

TO: O que vocês gostam de fazer juntos?

Woodworth: Podemos ir a Starbucks todas as manhãs. Esse é o nosso tempo livre juntos. Quando chegamos em casa, nós temos outras coisas para fazer. Quando estamos fora de casa, nós temos coisas para fazer, outras pessoas para ver.

Marcoux: Eu realmente gosto dele. Um bom negócio. E ele aparentemente gosta de mim.



TO: Houve alguma vez que vocês pensaram que o relacionamento não iria durar?

Woodworth: Não. Nunca pensei isso.

Marcoux: Não. É maravilhoso, mas nós trabalhamos muito duro para isso e ainda trabalhamos.

TO: Que conselho vocês dariam para os novos casais de hoje?

Marcoux: Sei que não é fácil. Espere um tempo suficiente para saber se é o que quer.

Woodworth: A principal coisa é o compromisso. Você tem que decidir desde o início se vai ser um relacionamento por um longo período ou só um curto período. Pois, é o que a maioria das pessoas fazem. Eles se apaixonam com o sexo em vez de amor. E eles pensam que quando o sexo começar a ficar ruim, o relacionamento termina. 

Esse é o início do relacionamento! É quando você começa a trabalhar nele.



TO: Qual é a maior lição sobre o amor e parceria que vocês aprenderam ao longo do caminho?


Woodworth: Ele nunca cessa.

Marcoux: Ser mais suave em direção às minhas próprias vulnerabilidades e inadequações. 
Vale a pena o esforço. Sob a forma de budismo que praticamos, há uma verdadeira ênfase no que chamamos de natureza de Buda. Compartilhando nossas vulnerabilidades, começamos a obter respeito pelos pontos fortes e fracos da outra pessoa, e nossa própria. Podemos dar ao luxo de ser amoroso e amigável em direção a eles.

_________________________________________________




Depois de 60 anos e dois casamentos religiosos, Eric Marcoux e Eugene Woodworth casaram-se legalmente, no estado de Washington, em 12 de dezembro de 2013.

"Estou aqui hoje para ser legalmente casado com Eugene Woodworth, com quem tive um íntimo relacionamento, profundamente comprometido por pouco mais de 60 anos", disse Marcoux. 
"...É uma pena que tivemos de esperar tanto tempo." 

Na ocasião, em 2013, Marcoux tinha 83 anos e Woodworth 85.




Depois de assinar os documentos de casamento, os dois se dirigem para o carro. Marcoux fecha a porta e diz, com um suspiro: "Nós fizemos isso. Maravilhoso! Nós fizemos isso."



Infelizmente, Eugene morreu de insuficiência cardíaca em 21 de dezembro de 2013, aos 85 anos. Ele estava em casa e nos braços de seu marido, Eric.

Eles comemorariam amanhã, dia 13 de junho, 61 anos juntos.

Eugene nasceu em Chicago em 13 de agosto de 1928. Ele tinha uma paixão pela dança e foi treinado em balé clássico e técnicas modernas. No período em que exercia a profissão, ajudou na formação de muitos jovens estudantes de balé. 



Eles escolheram Portland como seu lar, em 1955. Eugene também usou sua aptidão em mecânica e eletrônica, trabalhando como técnico em Tektronix por muitos anos. Foi muito participante no movimento dos direitos legais dos gays, através de palestras, entrevistas em vários meios de comunicação e simplesmente; viver seu amor abertamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário