quinta-feira, 20 de agosto de 2015

A história de superação e amizade de James Bowen e seu gato Bob!

O britânico James Bowen, teve problemas familiares durante a infância, com a separação dos pais, as constantes mudanças da família e dificuldades na escola. Também, não tinha um bom relacionamento com o padrasto. Na adolescência começou a se envolver com as drogas.
Isso contribuiu para ele sair de casa e ir morar nas ruas ou em abrigos. James passou a ganhar o seu sustento como artista de rua, tocando guitarra pelas ruas de Londres. Em 1997, enquanto morava em um apartamento subvencionado pelo governo, ele entrou em um programa de reabilitação das drogas. Foi nesse período, que num belo dia, ele encontrou um gatinho ferido, próximo da escada do seu prédio. Daquele momento em diante, a vida dos dois iria mudar completamente para melhor e uma linda história de otimismo e esperança estava iniciando.






Depois de certificar-se de que ninguém no prédio era dono do gato, James o levou para o veterinário. Ele estava planejando que depois que ele se recuperasse, iria coloca-lo de volta na rua. Mas, a simpatia do bichinho fez com que ele mudasse de ideia.




O gato passou a acompanha-lo para as ruas, demostrando um comportamento diferente dos demais felinos. Logo, a dupla começou a fazer sucesso entre os turistas de Londres, que se encantavam em ver um gato tão manso ao lado do seu dono. James passou a andar com Bob nos ombros. As pessoas geralmente pediam para acariciar o gatinho, tirar fotos ou filmá-los.


Com o gato constantemente ao seu lado, as pessoas começaram a trata-lo com mais atenção e carinho. Essa amizade fez com que James se recuperasse do vício.




Um curto documentário sobre a amizade e a rotina de James e Bob, feito por um estudante de cinema e publicado no Youtube em 2010, contribuiu para impulsionar a fama da dupla na internet.









Algum tempo depois, uma agente literária conheceu Bowen e Bob vendendo revistas em uma estação de metrô e ficou interessada em sua história. Seis meses depois foi publicado o livro "Um Gato de rua chamado Bob".
Esse livro foi um grande sucesso! Entrou na lista de bestsellers na Inglaterra e já foi comercializado para mais de 25 países ao redor do mundo e traduzido em 18 idiomas.
Atualmente, já foram publicados três livros sobre a história da amizade entre James e Bob.




O livro em português foi publicado pela Editora Novo Conceito. Um Gato de Rua Chamado Bob é uma história comovente e edificante.


Atualmente, há um blog chamado "Blog Around The World In 80 Bobs" ("Volta ao Mundo em 80 Bobs"), onde os fãs postam fotografias do livro, em lugares inusitados.



"...Há uma citação famosa que li em algum lugar. Ela diz que recebemos segundas chances a cada dia de nossas vidas. […] Por um longo tempo, falhei em não agarrar nenhuma delas, mas depois, no início da primavera de 2007, isso finalmente começou a mudar. Foi quando fiz amizade com Bob. Olhando para trás, algo me diz que aquela pode ter sido a segunda chance dele também.”
- James Bowen, Um Gato de rua chamado Bob, pág. 09 -

"Tudo o que eu precisava era Bob. Não apenas naquele dia, mas durante todo o tempo pelo qual eu tivesse o privilégio de tê-lo em minha vida" - James Bowen



Em 2016 foi lançado o filme Um Gato de Rua Chamado Bob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário