domingo, 22 de novembro de 2015

Animal da semana - Girafa

A girafa é o mais alto animal do planeta, atingindo, em média, quatro metros de altura. Elas tem como característica principal, o longo pescoço e uma pelagem amarelada, com grandes manchas marrons.
Conheça um pouco mais do "arranha-céu" da floresta!




A girafa é um animal herbívoro que se alimenta principalmente de folhas de acácias, uma planta com grande quantidade de espinhos. Como elas possuem uma língua flexível de aproximadamente 46 centímetros, facilita elas coletarem o seu alimento.



 
Na região da cabeça, é possível verificar estruturas semelhantes a chifres, que são cobertos por pelo e podem atingir até 13 centímetros.



Normalmente elas dão à luz apenas um filhote durante toda a vida. A gestação é muito longa, dura em torno de 15 meses (cerca de 450 dias).



Ao nascer, o filhote já possui cerca de 1,5 metro de altura e 65 quilos. Um fato curioso é que, no momento do parto, as girafas, normalmente, não se deitam, ocasionando a queda do filhote de uma altura de aproximadamente dois metros.




Normalmente, estes fascinantes animais vagueiam em toda a vasta extensão da savana africana, em pequenos grupos de cerca de meia dúzia.



A grande altura tem a vantagem delas navegarem nas folhas e brotos das copas das árvores, lugares que outros animais não podem atingir.




A altura também proporciona uma visão ampla dos campos onde vivem, tornando fácil de detectar predadores à distância.
Alguns cientistas acreditam que outros animais, tais como zebras, antílopes e gnus, muitas vezes se reúnem próximo delas, para tirarem proveito de sua capacidade de ver o perigo à distância. A girafa pode ser considerado o sistema de alerta precoce dos gramados africanos.



Para beber, a girafa precisa abrir bastante as pernas em uma posição incômoda, para que a cabeça possa alcançar a água. Nesses momentos, se estiverem em grupo, algumas ficam de guarda, enquanto as outras bebem. 


Nome científico: Giraffa camelopardalis

Nenhum comentário:

Postar um comentário