sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Especial Kids - Quarto Dia - Diversão

No quarto dia do especial das crianças vamos falar sobre as brincadeiras, muitas antigas, porém todas saudáveis. 
Abaixo tem 11 brincadeiras para vocês.
Faça sua escolha e divirta-se!!!

Arranca Rabo


Cada participante ganha uma tira de tecido (pode ser um lenço) para pendurar na parte de trás da calça, como se fosse a cauda de um animal. Ao sinal, todos correm tentando arrancar a cauda dos outros participantes. Vence quem conseguir juntar mais caudas, sem perder a sua.

Cada Macaco No Seu Galho

Um participante é escolhido para ser o caçador, os demais serão os macacos. Os macacos fazem uma roda e o caçador fica no meio. Os macacos vão girando a roda. Quando o caçador gritar “cada macaco no seu galho!”, eles deverão correr e subir em algum lugar alto (cadeira, escada, etc). Enquanto estiverem no chão, poderão ser pegos pelo caçador.

Chicotinho Queimado

Pegar um pedaço de pano para ser o chicotinho queimado. Um participante será o mestre e esconderá o chicotinho sem que as outras vejam. Depois todos saem para procurar. Quando um participante chegar perto do chicotinho escondido o mestre deverá dizer “está esquentando”; se ele se afastar, o mestre dirá “está esfriando”. Vence quem conseguir achar o chicotinho.

Corrida de Três Pernas

Desenhe uma linha de chegada no chão. Forme duplas com os participantes e amarre a perna direita de um com a perna esquerda do outro. Ao sinal da largada, as duplas deverão correr até a linha de chegada. Vence a dupla que chegar primeiro sem cair ou soltar as pernas amarradas.

Foguinho

Escolher dois participantes para girar uma corda para um terceiro pular. Enquanto giram a corda, cantam “Salada, saladinha, temperada com sal, pimenta, fogo, foguinho!”. Quando pronunciar a palavra “foguinho” chacoalham a corda bem rápido, até a pessoa que está pulando esbarrar nela.

Mãe da Rua

Traça-se uma linha no chão, em cima da qual ficará um participante, que será a mãe da rua. Ele poderá se mover somente em cima da linha ou  pode fazer duas linhas paralelas como na foto acima para ser a rua. Os participantes ficarão de um lado do campo e, dado o sinal, deverão passar para o outro lado cruzando a linha. Quem a mãe da rua tocar estará pego. Depois, repete-se até que sobre somente um participante, que será o vencedor.

Vivo ou Morto

Os participantes ficam em fileira e um é escolhido para ser o mestre. Quando o mestre gritar “morto”, os participantes agacham; quando gritar “vivo”, os participantes ficam em pé e levantam os braços. E assim ele vai alternando, acelerando e reduzindo a velocidade. Quem errar, sai da brincadeira. Quem conseguir ficar até o final, vence.

O Mestre Mandou

Escolher um participante para ser o mestre. Os demais obedecerão a ele. O mestre dá uma ordem, começando com “o mestre mandou”, por exemplo: “o mestre mandou pegar uma pedrinha”. Quem não pegar sai, quem pegar continua. Até que sobre somente um participante, que será o novo mestre.

Desviando dos Lasers

As crianças amam fingir que são agentes secretos, ou exploradores ou heróis enfrentando armadilhas. Na foto a cama de gato (este é o nome “científico” da brincadeira) foi feita com barbante. Mas também é possível fazer de papel crepom num corredor. Dependendo da complexidade, já a partir de 2 anos é possível brincar.

Pé de Lata

Pode ganhar pontos quem conseguir caminhar com o pé de lata. Pontos extras para aqueles que acompanharem um trajeto que você pode fazer com fita crepe no chão. Coloque alguns obstáculos no caminho para que eles ultrapassem.

Pintar assoprando o canudinho

Para fazer esta brincadeira, você vai precisar de papel craft (destes de embrulhar caixas), tinta guache, canudinhos, um pouco de água, caneta hidrográfica para desenhar as linhas de Largada e Chegada e fita crepe.

Monte a pista de corrida, usando o papel craft preso no chão com fita crepe. Desenhe, então as linhas de Largada e Chegada. Quanto mais velhas forem as crianças, maior a distância entre uma linha e outra. Coloque um pouco de tinta no início e misture com água para que ela fique bem líquida. Você pode usar várias cores para diferenciar os competidores.

Chame as crianças para participar de uma corrida de pintura com sopro. Explicando melhor, cada uma deverá soprar a tinta com o canudinho até que ela chegue até a linha final.

Os benefícios do brincar na infância


Brincar não só diverte como também educa as crianças. 
Os jogos são uma ferramenta perfeita para estimular os bebês, desde que nascem. 
Ao brincar, a criança poderá desenvolver capacidades e despertar habilidades. 

O brincar traz muitos benefícios para a criança:

1- Estimula a atenção e a concentração;
2- Aumenta a memória;
3- Desperta a imaginação, a fantasia e a imitação;
4- Convida à exploração, à criatividade e ao conhecimento;
5- Ajuda a criança a expressar-se e a melhorar a sua linguagem;
6- Ajuda a criança a fazer amigos e a conviver;
7- Aumenta a auto-estima e a auto-confiança;
8- Proporciona autonomia e sentido crítico.
9- Ensina a compartir, a colaborar e trabalhar em equipe;
10- Ensina a competir de uma forma saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário