É difícil responder à questão "qual é o país mais antigo do mundo?" porque há dúvidas quanto à validade na classificação. Certamente, diversos impérios existiram no mundo antigo: China, Japão, Pérsia, Grécia, Roma, Egito, Coreia, México, Índia e muitos outros.
No entanto, seria difícil classificar estes impérios porque na maioria, consistiam em uma aglomeração de cidades-estados e feudos.
Portanto, eles não eram equivalentes aos países modernos e independentes que realmente vieram a existir no século 19. Então, a resposta mais correta para a pergunta do título, são 3 países que são citados com mais unanimidade como os "mais antigos do mundo". Confira:
San Marino
Segundo alguns, San Marino, um dos países mais pequenos do mundo, é também o mais antigo. San Marino, que é completamente rodeado pela Itália, foi fundado no ano 301. A constituição de San Marino é a mais antiga do mundo, tendo sido escrita no ano 1600.
Japão
O Japão alega uma data de fundação mais antiga ainda do que a de San Marino - 660 a.c.
De acordo com a história japonesa, o primeiro imperador, Jimmu, fundou o país naquele ano.
Entretanto, só no século 18 que a cultura japonesa e o Budismo se espalharam em torno das ilhas.
O mundo enxerga o Japão como um país de verdade apenas no século 19 da era moderna.
O mundo enxerga o Japão como um país de verdade apenas no século 19 da era moderna.
China
A primeira dinastia da história existiu há mais de 3500 anos!
A dinastia feudal Shang que permaneceu do século 17 a 11 a.C.
Entretanto, o país celebra o ano 221 a.C. como a fundação da China moderna.
Foi neste ano que o Imperador Qin Shi Huang se proclamou o Primeiro Imperador da China. No entanto, a República da China só foi criada em 1912 e, em 1949 se tornou a República Popular da China, que existe até hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário