domingo, 20 de dezembro de 2015

Animal da semana - Rena

Como estamos na semana do Natal, apresentaremos a rena, que faz parte das tradições natalinas, por ser o animal que conduz o trenó do Papai-Noel.
Convidamos você a uma "viagem" na região do ártico para conhecer um pouco mais sobre esse bonito animal!



As renas são cervídeos também chamados de caribus. Tanto o macho quanto a fêmea possuem as imponentes galhadas. Isto ocorre somente com este animal dentre os cervídeos. A rena macho tem chifres mais elaborados, mais altos e mais pesados.
O surpreendente é que as galhadas são substituídas todos os anos.




No verão a galhada é revestida por uma camada fina de pele, semelhante a veludo. Chegando o inverno, a pele seca e o animal costuma esfrega-las para arrancá-la. Neste período, chega a época de acasalamento, quando os machos começam a darem cabeçadas para disputarem as fêmeas.
Após este período a galhada cai, voltando a nascer novamente na primavera.



Habitam as regiões em torno do ártico, ou seja, um dos lugares mais frios do mundo. A distribuição geográfica é em países como Canadá, Estados Unidos (Alasca), Islândia, Groenlândia, Noruega, Finlândia, Rússia e Mongólia.

Renas são revestidas com uma pelagem natural bem adaptada para enfrentarem o frio das regiões onde vivem.
A pelagem é formada por duas camadas; a interna, muito densa e curta e a externa, com pelos longos.
A visão aguçada ajuda na sobrevivência no Ártico, onde a luz é intensa.
Têm um incrível senso de olfato para ajudá-los a encontrar comida. Eles podem sentir o cheiro de alimentos, mesmo sob uma espessa camada de neve. Para isso, escavam com as patas até encontrarem.
Por causa desse costume, os indígenas da América do Norte as chamavam de khalibu, que na língua deles significava 'bicho que escava' ou 'escavador de neve'. Esta é a origem do nome caribu, outra denominação da rena.


As renas são os mamíferos terrestres com a maior capacidade de migração que existe, podendo viajar 5 mil quilômetros em um ano, a distância mais longa conhecida de qualquer mamífero terrestre.


A grande migração das renas da América do Norte impressiona: são mais de 3 mil quilômetros entre o Canadá e o Alasca, até o Refúgio Nacional da Vida Selvagem, usando diferentes rotas em busca de novos alimentos.


A gestação dura de 7 a 8 meses e geralmente nasce apenas um filhotinho. O leite produzido pelas renas é tido como o mais rico e nutritivo leite produzido por um mamífero terrestre. Apenas por uma questão de comparação, enquanto o leite bovino possui somente cerca de 3 a 4 por cento de nata, o delas tem 22 dessa substância.


Todos os anos, quando chega a época de Natal, o Papai Noel é parte integrante em quase todas as decorações espalhadas pelas casas e cidades, e as renas também fazem parte, com o tradicional trenó puxado por elas.


Esta tradição de renas no Natal, surgiu em uma publicação de 1823, chamada “Uma visita de São Nicolau”.


No conto havia 8 renas responsáveis em puxar e até alçar voo com o trenó.
Cada uma possui um nome diferente. São chamadas de Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Dunder e Blixem, mas, após algum tempo, as duas últimas foram trocadas do holandês para o alemão, ficando como Donner e Blitzen.

Nome científico: Rangifer tarandus

Nenhum comentário:

Postar um comentário