quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Como criar uma horta em vasos

Ter alimentos cultivados por nós em casa sempre disponível é muito útil e saudável. Mas nem todo mundo tem espaço adequado para fazer as hortas no chão, certo? Então...



Veja abaixo 7 passos para você ter uma horta em vasos, sem ocupar muito espaço.

01 - As plantas são seres vivos! Tenha paciência e perseverança.

As plantas precisam de cuidados. Na primeira tentativa muitas plantas não vão dar certo e talvez você não recolha nem para fazer uma salada. Tente outra vez, pense que coisa fez errado, pesquise e troque ideias com outras pessoas que já plantaram. Aos poucos você aprenderá e melhorará o estado de sua horta orgânica em vasos.

02 - Escolha as plantas adequadas a época do ano e as condições de temperatura e luminosidade que tem na sua casa.

Antes de plantar estude bem as condições do lugar onde vai colocar a horta. Saiba quanto tempo o lugar fica exposto ao sol e quanto tempo na sombra. 

03 - Escolha o tamanho dos vasos de acordo ao tamanho da planta.

Plantas como o orégano podem ser cultivadas em vasos pequenos. O alecrim, o manjericão ou a lavanda precisam de um vaso de tamanho médio. Se você quiser cultivar tomate ou couve em vasos, escolha um vaso de tamanho grande.

04 - Inicie com plantas de fácil manutenção e que você gosta.

Uma horta em vasos de temperos é uma boa forma de iniciar. O alecrim, o orégano e o tomilho são plantas resistentes, que precisam de pouca água e crescem bem a pleno sol. A hortelã e o manjericão são também fáceis de cultivar, mas elas precisam de um pouco mais de água e crescem melhor á meia sombra.

05 - Irrigue de maneira e na hora certa.

Não irrigue nunca nas horas mais quentes do dia. Irrigue a primeira hora da manhã ou na tarde. Irrigar de maneira certa, significa fornecer a planta a quantidade de água que ela precisa. Irrigar demais pode ser até mais prejudicial do que irrigar pouco. O excesso de água aumenta os riscos de doenças que prejudicam as raízes. Dois ou três copos de água por planta todas as tardes podem ser mais que suficiente.


06 - Não mova muito os vasos.

As plantas têm a capacidade de adaptação às condições presentes. Se você observar as folhas de uma planta, vai ver como elas se colocam da melhor forma para aproveitar a luz solar. Se você mudar a posição dos vasos, elas vão ter que se adaptar de novo.

07 - Adubação

As plantas necessitam de nutrientes para crescer fortes e sadias. Quando cultivamos uma horta em vasos ou caixotes, devemos ser ainda mais precisos na hora de adubar. Usa-se sempre adubos orgânicos, seguindo as recomendações de dosagem do produto.



Autor das dicas: Miguel Lancho Jiménez

Nenhum comentário:

Postar um comentário