sábado, 5 de dezembro de 2015

Mark Zuckerberg se tornou pai e tem algo muito importante para dizer a todos nós e especialmente, sua filha

O co-fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, apresentou ao mundo nesta terça-feira, dia 1, sua filhinha recém-nascida, fruto da união com a médica chinesa Priscilla Chan.


Motivado com a chegada da primeira filha, ele escreveu uma carta para ela, surpreendente e emocionante, onde prometeu algo simplesmente, extraordinário; doar ao longo de sua vida, 99% das ações do Facebook, para as melhores iniciativas que contribuem para um mundo melhor.
Atualmente, as ações são avaliadas em US$ 45 bilhões, algo como R$ 173,4 bilhões.

Ele disse: "Priscilla e eu estamos tão felizes por poder dar as boas-vindas à nossa filha, Max, ao mundo!
Para o nascimento, escrevemos uma carta para ela sobre o mundo no qual esperamos que ela cresça. É um mundo onde nossa geração possa avançar no potencial humano e promover igualdade - para curar doenças, personalizar o aprendizado, usando energia , conectando as pessoas, construindo comunidades fortes, reduzindo a pobreza, providenciando direitos iguais e espalhando a compreensão entre as nações".


Confira a carta na íntegra, traduzida em português:

Uma carta para nossa filha

Mark Zuckerberg · Terça, 1 de dezembro de  2015

"Querida Max,

Sua mãe e eu, ainda não temos palavras para descrever a esperança que você nos dá para o futuro. 
Sua nova vida será cheia de promessas, e nós esperamos que você seja feliz e saudável para poder aproveitá-la inteiramente. Você já nos deu uma razão para pensar no mundo no qual esperamos que você viva.

Como todos os pais, nós queremos que você cresça em uma mundo melhor que o nosso hoje.

Enquanto as manchetes com frequência focam em tudo o que está errado, de muitas maneiras o mundo tem se tornado um lugar melhor. A saúde está melhorando. A pobreza está diminuindo. O conhecimento está crescendo. Pessoas estão se conectando. O progresso tecnológico em todos os campos, significa que sua vida será drasticamente melhor do que a nossa hoje.

Nós faremos a nossa parte para que isso aconteça, não apenas porque nós amamos você, mas também porque temos responsabilidade moral com todas as crianças da próxima geração.

Nós acreditamos que todas as vidas têm o mesmo valor, e isso inclui o fato de que muitas pessoas mais vão viver nas futuras gerações da que vivemos hoje. Nossa sociedade tem obrigação de investir agora para melhorar as vidas de todos os que chegarão a este mundo, não apenas dos que já estão aqui.

Mas agora, nós nem sempre direcionamos coletivamente nossos recursos para as maiores oportunidades e problemas que a sua geração vai enfrentar.

Considere a doença. Hoje nós gastamos 50 vezes mais como uma sociedade que trata as pessoas que estão doentes, do que investimos em pesquisas para prevenir em primeiro lugar, que as pessoas fiquem doentes.

A medicina só é uma ciência real há menos de 100 anos, e nós já vimos curas completas para muitas doenças e bom progresso para outras. Conforme a tecnologia avança, temos uma grande chance na prevenção, na cura e no gerenciamento da grande maioria (das doenças) para os próximos 100 anos.

Hoje, a maioria das pessoas morrem de cinco coisas – doenças cardíacas, câncer, derrame, doenças neurodegenerativas e infecciosas – e nós podemos fazer um progresso mais rápido para esses e outros problemas.

Uma vez que nós reconheçamos que nossa geração e a geração dos nossos filhos talvez não tenha que sofrer com doenças, temos coletivamente a responsabilidade de direcionar nossos investimentos um pouco mais na direção de fazer com que isto se torne uma realidade. Sua mãe e eu queremos fazer a nossa parte.

Curar doenças leva tempo. Durante curtos períodos de 5 ou 10 anos, pode parecer que não estamos fazendo muita diferença, mas em longo prazo, as sementes plantadas agora vão crescer, e um dia, você e seus filhos vão ver aquilo que por enquanto só podemos imaginar: um mundo que não sofre com doenças.

Há tantas oportunidades como esta. Se a sociedade focar mais de sua energia nesses grandes desafios, deixaremos nossa geração com um mundo melhor.

***

Nossas esperanças para a sua geração são focadas em duas ideias: avançar o potencial humano e promover igualdade.

Avançar o potencial humano é sobre forçar nossos limites para o quão grande a vida humana pode ser.

Você pode aprender e experimentar 100 vezes mais do que fazemos hoje?
Nossa geração pode curar doenças para que você viva por mais tempo e com mais saúde?
Podemos conectar o mundo para que você tenha acesso a cada ideia, pessoa e oportunidade?
Podemos usar mais energia limpa para que possamos inventar coisas que não podemos imaginar hoje, enquanto protegemos o meio-ambiente?
Podemos cultivar o empreendedorismo para que possamos construir qualquer negócio e resolver qualquer desafio para cultivar a paz e a prosperidade?
Promover igualdade é sobre ter certeza de que todos tenham acesso a todas essas oportunidades - independente da nação, das famílias e das circunstâncias em que as pessoas nasceram.

Nossa sociedade deve fazer isso não apenas por justiça ou caridade, mas pela grandeza do progresso humano.

Hoje somos privados do potencial que tantos têm a oferecer. O único jeito de alcançar nosso potencial por completo é sintonizar os talentos, ideias e contribuições de cada pessoa no mundo.

Nossa geração pode eliminar a pobreza e a fome?
Podemos fornecer a todos cuidados básicos com a saúde?
Podemos construir comunidades inclusivas e acolhedoras?
Podemos cultivar relações pacíficas e compreensivas entre as pessoas de todas as nações?
Podemos de verdade capacitar a todos - mulheres, crianças, minorias sem representação, imigrantes e os desconectados?
Se a nossa geração fizer os investimentos certos, a resposta para cada uma dessas perguntas pode ser "sim" - e tomara que isso aconteça dentro do seu tempo de vida.


***

Essa missão - avançar no potencial humano e promover igualdade - vai exigir uma nova aproximação para todos que trabalham em prol dessas metas.

Devemos fazer investimentos a longo prazo, para mais de 25, 50 ou até 100 anos. Os maiores desafios requerem horizontes de um tempo muito longo e não podem ser resolvidos se pensarmos a curto prazo.

Devemos nos engajar diretamente com as pessoas a que servimos. Não podemos capacitar as pessoas, se não entendermos diretamente as necessidades e os desejos de suas comunidades.



Nós devemos construir tecnologia para fazer mudanças. Muitas instituições investem dinheiro nesses desafios, mas a maior parte do progresso vem dos ganhos de produtividade por meio da inovação.



Devemos participar da política e da advocacia para dar forma aos debates. Muitas instituições não querem fazer isso, mas o progresso deve ser apoiado por movimentos para ser sustentável.



Devemos apoiar os líderes mais fortes e independentes em cada campo. Formar parcerias com especialistas é mais efetivo para a missão do que tentar liderar os esforços por nós mesmos.



Devemos nos arriscar hoje para aprendermos lições amanhã. Estamos adiantados no nosso aprendizado e muitas coisas que tentamos, não vão funcionar, mas nós escutaremos, aprenderemos e continuaremos melhorando.

***


Nossa experiência com o aprendizado personalizado, o acesso à internet, à educação e a saúde comunitárias, deram formas à nossa filosofia.

Nossa geração cresceu em salas de aula onde todos nós aprendíamos as mesmas coisas, no mesmo ritmo, independente de nossos interesses e necessidades.

Sua geração vai estabelecer objetivos para o que você quiser se tornar – como um engenheiro, um trabalhador da saúde, um professor ou um líder comunitário. Você terá tecnologias que entenderão como você aprende melhor e onde você precisa focar. Você avançará rápido nas matérias que lhe interessarem mais, e receberá ajuda naquelas que forem mais desafiadoras. Você explorará tópicos que nem são oferecidos nas escolas hoje. Seus professores tampém terão ferramentas melhores e dados para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Ainda melhor, estudantes ao redor do mundo poderão usar ferramentas de aprendizagem personalizadas pela internet, ainda que eles não vivam perto de boas escolas. É claro que será preciso mais do que tecnologia para dar a cada pessoa um começo de vida justo, mas o ensino personalizado será uma maneira acessível de dar a todas as crianças uma melhor educação e mais igualdade de oportunidades.

Estamos começando a construir essa tecnologia agora, e os resultados já são promissores. Os alunos não apenas terão um desempenho melhor nas provas, mas também ganharão habilidades e confiança para aprenderem tudo o que quiserem. E essa jornada é só o começo. A tecnologia e o ensino vão melhorar rapidamente a cada ano que você estiver na escola. 

Sua mãe e eu ensinamos alguns estudantes e vimos o que é preciso para fazer isso funcionar.

Será preciso trabalhar com os líderes mais fortes da educação para ajudar as escolas ao redor do mundo a adotarem o ensino personalizado. Será preciso o engajamento com as comunidades, por isso é que estamos começando na nossa comunidade da baía de San Francisco. Será preciso construir novas tecnologias e tentar ideias novas. E será preciso cometer erros e aprender muitas lições antes de alcançar esses resultados.

Mas, uma vez que a gente entenda o mundo que podemos criar para a sua geração, temos a responsabilidade como sociedade, em focar nossos investimentos no futuro, para que isso se torne realidade.

Juntos, nós podemos fazer isso. E quando nós fizermos, o ensino personalizado não vai ajudar apenas alunos de boas escolas, mas ajudará a proporcionar mais igualdade de oportunidades para qualquer pessoa que tenha acesso à internet.

***

Muitas das melhores oportunidades virão para a sua geração, ao oferecer acesso à internet a todos.

As pessoas sempre pensam na internet como algo a ser usado apenas para entretenimento ou para a comunicação. No entanto, para a maioria das pessoas no mundo, a internet pode ser um salva-vidas.

Ela oferece educação se você não mora perto de uma boa escola. Ela oferece informação de saúde, sobre como evitar doenças ou criar crianças saudáveis, se você não mora perto de um médico. Ela oferece serviços financeiros, se você não mora perto de um banco. Ela oferece acesso aos nossos trabalhos e oportunidades, se você não vive em uma boa economia.

A internet é tão importante que, para cada dez pessoas que ganham acesso a internet, uma emerge da pobreza e um novo emprego é criado.

Ainda assim, mais da metade da população mundial - mais de 4 bilhões de pessoas - não têm acesso à internet.



Se a nossa geração os conectar, poderemos tirar centenas de milhões de pessoas da pobreza. Também poderemos ajudar centenas de milhões de crianças a conseguirem uma educação e salvar milhões de vidas, ajudando as pessoas a evitarem doenças.



Este é outro esforço a longo prazo, que pode ser avançado com a tecnologia e com as parcerias. Vamos precisar inventar novas tecnologias para tornar a internet mais acessível e trazer acesso a áreas desconectadas. Isso vai requerer parcerias com os governos, com organizações sem fins lucrativos e com empresas. Isso vai requerer o engajamento com as comunidades para entender o que eles precisam. Boas pessoas terão visões diferentes sobre o melhor caminho para avançar e nós tentaremos muitas coisas antes de obtermos o sucesso.
Mas, juntos, nós poderemos ter sucesso e criar um mundo mais igualitário.

***

A tecnologia não pode resolver problemas sozinha. Construir um mundo melhor começa com a construção de comunidades fortes e saudáveis.


As crianças têm melhores oportunidades, quando elas podem aprender. E elas aprendem melhor quando elas têm saúde.

A saúde começa cedo - com uma família amorosa, boa nutrição e um ambiente seguro e estável.

As crianças que encaram experiências traumáticas no começo da vida, muitas vezes desenvolvem mentes e corpos menos saudáveis. Estudos mostram as mudanças físicas no desenvolvimento do cérebro, que levam a uma menor habilidade cognitiva.

Sua mãe é uma médica e educadora, e ela tem visto isso em primeira mão. 
Se você tem uma infância que não é saudável, é difícil alcançar todo o seu potencial.

Se você precisa se perguntar se terá ou não, comida ou dinheiro para o aluguel, ou se preocupar com abusos ou crimes, então, é difícil alcançar todo o seu potencial.

Se você teme ir para a prisão em vez de ir para a faculdade por causa da cor da sua pele ou teme que sua família seja deportada por conta de seu status legal, ou teme ser vítima de violência por causa da sua religião, orientação sexual ou identidade de gênero, então, é difícil alcançar todo o seu potencial.

Precisamos de instituições que entendam que estas questões estão todas conectadas. Essa é a filosofia do novo tipo de escola que sua mãe está construindo.

Por meio de parcerias com escolas, centros de saúde, grupos de pais e governos locais, e nos assegurando de que todas as crianças estão bem alimentadas e cuidadas para entrar na juventude, nós poderemos começar a tratar essas desigualdades conectadas. Só aí poderemos começar coletivamente, dar a todos oportunidades iguais.

Levará muitos anos para desenvolvermos esse modelo por completo. Mas é um outro exemplo de como avançar o potencial humano e promover igualdade, estão fortemente interligados. Se quisermos isso, devemos primeiro construir comunidades inclusivas e saudáveis.

***

Para que a sua geração viva em um mundo melhor, há muito mais que nossa geração possa fazer.

Hoje, sua mãe e eu, nos comprometemos a gastar nossas vidas fazendo nossa pequena parte para ajudar a solucionar esses desafios. Eu continuarei sendo CEO do Facebook por muitos, muitos anos à frente, mas esses assuntos são importantes demais para esperar até que você ou eu sejamos velhos para começar esse trabalho. Começando em uma idade jovem, esperamos ver muitos benefícios durante toda a nossa vida.

Enquanto você dá à próxima geração da família Chan Zuckerberg, nós também damos inicio à "Iniciativa Chan Zuckerberg", para unir pessoas ao redor do mundo, para avançarmos no potencial humano e promover a igualdade para todas as crianças da próxima geração. Nossas áreas iniciais focam em ensino personalizado, cura de doenças, conexão de pessoas e construção de comunidades fortes.

Nós daremos 99% de nossas ações do Facebook – atualmente 45 bilhões de dólares – durante nossas vidas, para avançar nessa missão. 
Sabemos que é uma pequena contribuição comparando com todos os recursos e talentos daqueles que já estão trabalhando nisso. Mas nós queremos fazer tudo o que pudermos, trabalhando ao lado de muitos outros.

Compartilharemos mais detalhes durante os próximos meses, uma vez que tenhamos estabelecido nosso novo ritmo familiar e retornado de nossas licenças maternidade e paternidade. Entendemos que todos terão muitas perguntas sobre como estamos fazendo isso.

Conforme nos tornamos pais e entramos nesse novo capítulo de nossas vidas, queremos dividir nosso profundo apreço por todos que tornarem isso possível.

Apenas podemos fazer esse trabalho porque temos uma forte comunidade global atrás de nós. Construir o Facebook, criou recursos para melhorar o mundo para a próxima geração. Cada membro da comunidade do Facebook é uma peça deste trabalho.

Podemos fazer progressos em direção a essas oportunidades, apenas se nos apoiarmos nos especialistas – nossos mentores, parceiros e muitas pessoas incríveis que, cujas contribuições, construíram esses campos.

E só podemos focar em servir essa comunidade e essa missão, porque estamos cercados por uma família amorosa, amigos apoiadores e colegas incríveis. Esperamos que você também tenha relações profundas e inspiradoras como essas em sua vida.

Max, nós te amamos e sentimos uma grande responsabilidade em deixar um mundo melhor para você e seus filhos. Desejamos que a sua vida seja cheia do mesmo amor, esperança e alegria que você nos dá. 
Mal podemos esperar para ver o que você trouxe para este mundo.

Com amor,

Papai e mamãe"






As mais visitadas do mês