domingo, 6 de dezembro de 2015

Mundo Natalino - Dia 06

Hoje vamos mostrar algumas...


TOP 15 - Coisas interessantes sobre o Natal


01 - Natal, a capital do estado do Rio Grande do Norte, recebeu esse nome porque foi fundada em 25 de dezembro. A província de Natal, na África do Sul (também chamada de Kwazulu-Natal) foi batizada com esse nome por ter sido descoberta pelos europeus durante o Natal.

02 - Para os romanos, as celebrações começavam mais ou menos em 17 de dezembro e duravam até 23 de dezembro. Instituir o Natal em 25 de dezembro seria uma maneira de angariar novos fiéis para o cristianismo e fazer com que, em uma Roma mais cristã, o povo tivesse o que fazer em 25 de dezembro.

03 - No hemisfério norte, em dezembro, os dias começam a se tornar mais longos e as noites mais curtas. Antigamente, o solstício era comemorado na Mesopotâmia (imagine, a festa durava 12 dias!), no Egito (onde celebrava-se a passagem do deus Osíris para o reino dos mortos), na Grécia (onde o deus homenageado era Dionísio) e até em Stonehenge, no atual Reino Unido.

04 - Para os antigos romanos, 25 de dezembro era uma data festiva. A população homenageava a divindade que representava a luz, o bem e a solidariedade entre os humanos: o deus persa Mitra. Muitos estudiosos acreditam que o hábito de distribuir presentes no Natal originou-se no culto de Mitra.

05 - As comemorações do Natal foram proibidas pelos puritanos na Inglaterra do século XVII. Como os puritanos eram muito carolas, a explicação não podia ter sido outra: além de não ser mencionado na Bíblia, o Natal significava festa, comilança, preguiça… ou seja, tinha tudo a ver com pecado. A repressão ao Natal não durou nem 10 anos. Com a restauração da monarquia, as festividades natalinas acabaram sendo retomadas.

06 - Devido ao calor no hemisfério sul no final do ano, os sul-africanos realizam a ceia de Natal ao ar livre, normalmente no quintal de casa. Aliás, você sabia que na Austrália é normal comemorar o Natal na praia?

07 - Na Suécia, as festividades do Natal começam em 13 de dezembro, quando é comemorado o dia de Santa Luzia. Nesse dia, os suecos realizam uma procissão com tochas acesas.

08 - Na Letônia, a tradição ordena que o velhinho barbudo e vestido de vermelho presenteie as crianças por 12 dias seguidos. Dá até pena do Papai Noel.

09 - Os indianos cristãos festejam o Natal decorando árvores típicas do país como a mangueira e a bananeira. Por isso, não se espante se for para a Índia em dezembro e topar com uma bananeira de Natal.

10 - Já ouviu falar na reconciliação de Natal? Não? Pois saiba que a reconciliação é comum na França. No dia de Natal, os franceses (ou uma grande parte deles) costumam visitar os seus inimigos para ser reconciliarem com eles. Para nós pode ser uma atitude esquisita, mas para os franceses nada mais é do que uma atitude nobre.

11 - Em países como a Rússia, a Igreja Ortodoxa comemora o Natal em 6 de janeiro.

12 - Papai Noel foi inspirado na figura de São Nicolau, que nasceu em Patras, Grécia, no séc. III (uma observação: os turcos alegam que Nicolau nasceu em seu território). Em alguns países, ele é chamado de Santa Claus. Em Portugal, é conhecido como Papai Natal.

13 - O primeiro presépio foi montado por São Francisco, na cidade de Assis, Itália, no séc. XII.

14 - O hábito de comer peru no Natal surgiu em Plymouth, Massachussets, Estados Unidos, em 1621.

15 - Se fosse presentear todas as famílias do mundo, Papai Noel teria que percorrer 50 milhões de quilômetros e entrar em 2,5 bilhões de lares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário