domingo, 24 de janeiro de 2016

ANIMAL DA SEMANA - BÚFALO-AFRICANO

O búfalo é um dos membros do "Big 5", que são o grupo dos cinco grandes animais africanos, formados pelo elefante, leopardo, leão, rinoceronte e o búfalo. Os cinco costumam ser os mais procurados e fotografados pelos turistas nos safáris africanos e muitos dos passeios são direcionados para a observação dessas espécies.






 O búfalo-africano é um herbívoro de grandes dimensões, encontrado nas savanas e normalmente em áreas próximas a rios e córregos. Os machos são maiores do que as fêmeas; medem cerca de 1,80 metros de altura e 900 kg de peso. A fêmea adulta chega a 1,60 metros de altura e cerca de 600 kg de peso.



Os chifres são grossos como um escudo quase impenetrável, que serve de defesa contra predadores. Mesmo os leões, raramente atacam um búfalo saudável. A visão e audição são limitadas, contudo, o olfato é bem desenvolvido. Eles gostam de ficar enlameados para criar uma camada de proteção na pele contra insetos, pássaros e para amenizar as altas temperaturas.




Quando há abundância de comida, os animais formam grupos que podem ter mais de mil indivíduos. A maior parte do rebanho é composta de fêmeas e crias. Quando chega a temporada de seca, a manada se dispersa. A gestação dura 343 dias (11 meses).




Quando um búfalo percebe algum membro em apuros, eles fazem barulho para indicar ao rebanho, que em seguida investem para defenderem seu colega. Eles formam um círculo de proteção com os chifres voltados para o exterior, com o objetivo de esconder as crias e os mais fracos.



O búfalo-asiático ou búfalo-d'água, é um búfalo originário da Ásia e atualmente distribuído por todo o mundo, como no Pantanal do Brasil. Eles são maiores do que os búfalos africanos e tem chifres menores.

Se você estiver numa aventura e se deparar com um rebanho de búfalos, mantenha a calma e faça o mínimo de barulho possível. 

Nome em inglês: African buffalo

Nome científico:

Búfalo-africano (Syncerus caffer)

Búfalo-asiático(Bubalus bubalis)


Nenhum comentário:

Postar um comentário