domingo, 3 de janeiro de 2016

Animal da semana - Tartaruga-de-couro

Suas dimensões são impressionantes: uma tartaruga-de-couro adulta, pode pesar mais de 600 quilos e medir cerca de 1,8 metros de comprimento
São as maiores tartarugas marinhas entre as sete espécies existentes.



São chamadas de tartarugas-de-couro porque a carapaça que as cobre é diferente das outras espécies, as quais possuem uma armadura rígida. 
A pele das tartarugas-de-couro é grossa e um pouco flexível, tendo a aparência de couro, de coloração preta com manchas brancas ou azuladas. 






Podem mergulhar a profundidades de mais de mil metros.
Realizam as migrações mais longas para reprodução entre todas as tartarugas marinhas, podendo percorrer 6.000 quilômetros. 



São adaptadas com grandes nadadeiras frontais que proporcionam grande força e velocidade, que permite realizarem as longas distâncias. 
As fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos 30 anos.
 Nesta fase, por incrível que pareça, elas retornam para a praia onde nasceram para depositarem os ovos. 



Após o acasalamento no mar, as fêmeas emergem para a terra, somente à noite, para depositar os ovos, escavando um buraco na areia de aproximadamente 1 metro de profundidade, onde depositam em torno de 80 ovos.





O local é de difícil acesso para eventuais predadores, porque, antes de retornarem ao mar, as tartarugas arrastam-se ao longo da superfície onde os ovos foram depositados, deixando uma grande área de areia revirada.
Reproduzem a cada 2 a 4 anos e o período de incubação é de aproximadamente 60 dias de duração.
Os filhotinhos quebram a casca do ovo, sobem até a superfície e partem em direção as águas do mar.







São encontradas em todos os oceanos, exceto o Ártico e na Antártida. 
Não tem como não se surpreender diante desses quelônios gigantes!







No Brasil, elas tem um lugar preferido para a desova, que é no litoral norte do Espírito Santo, mas, há relatos de desovas ocasionais no Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Nome em inglês: Leatherback sea turtles
Nome científico: Dermochelys coriacea


Nenhum comentário:

Postar um comentário