domingo, 10 de janeiro de 2016

Ave da semana - Colhereiro

É assim chamado por causa do seu bico inconfundível, com a extremidade semelhante a uma “colher”!



Há duas espécies; o colhereiro-europeu e o americano. O europeu caracteriza-se pela plumagem branca, enquanto que o colhereiro-americano é branco com manchas rosadas, semelhante a um flamingo. 



Os filhotes são brancos e adquirem a coloração rosa gradualmente até cerca de 3 anos. Os pés e pernas de ambos, são cinza escuro. 
Vivem em bandos e costumam se alimentar em águas rasas, mergulhando o bico e fazendo uma varredura a procura de alimentos.



A presença de algumas substâncias na alimentação, chamadas carotenóides, é responsável pela coloração rosada do colhereiro, que se torna mais intensa na época reprodutiva.

 Durante o "namoro" eles tocam o bico e oferecem galhinhos mutuamente. No período de nidificação, se juntam com aves de outras espécies e formam vários ninhos em uma única plataforma.



Os colhereiros-europeus adultos, durante a época de reprodução, apresentam áreas amareladas em volta da base do pescoço, na extremidade do bico e na "touca" de penas na cabeça.




Não há diferenças na plumagem entre o macho e a fêmea. O colhereiro é uma ave com cerca de 85cm de altura e 130cm de envergadura.



Habitam ambientes aquáticos, como praias lamacentas e manguezais e realiza migrações sazonais. O colhereiro, também é conhecido por ajajá.






É uma ave indicadora de boa qualidade ambiental, pois onde eles habitam, as águas tem boa qualidade.

Distribuem-se do sul dos EUA à Argentina e na Europa.

Nome em Inglês: Roseate Spoonbill
Nome Científico: Colhereiro-europeu (Platalea leucorodia)
Nome Científico: Colhereiro-americano (Platalea ajaja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário