domingo, 31 de janeiro de 2016

AVE DA SEMANA - MARABU - AFRICANO

O marabu é uma grande ave africana com uma aparência exótica!


- O marabu é muito grande, chega a atingir uma altura de 1 metro e meio, pesar mais de 8 quilos e uma envergadura de asas (comprimento de uma ponta a outra) de mais de 2 metros.


 - Também é conhecida pelo nome de cordufal. É uma ave necrófaga. Alimenta-se basicamente de carcaças.


- A cabeça e pescoço são sem penas e negros, com umas manchas, dando aos maribus uma aparência de constantemente sujos. Suas cabeças nuas e gargantas são provavelmente uma adaptação para reduzir a sujidade ao se alimentarem.


- O bico é muito forte e grande. Pode atingir mais de 30 centímetros de comprimento.


- O pescoço dos adultos tem uma bolsa inflável, que parece uma gravata grossa e redonda. Até agora, os pesquisadores não descobriram qual é a função biológica dessa bolsa. Também na base superior do pescoço, as vezes costumam exibir algo como uma "bolha" vermelha.


- Desloca-se principalmente caminhando, mas quando voam podem alcançar grandes alturas. Voam com a cabeça ligeiramente encolhida sobre os ombros e as longas pernas esticadas para trás.


- Para descansar, senta-se sobre as canelas, assumindo uma postura bizarra.




- O marabu é a maior ave da família da cegonha.


- Na época do acasalamento, o macho inicia a construção do ninho. Posteriormente, a fêmea se junta a ele. O ninho é feito de gravetos secos, ramos de árvore e folhas. As vezes quando encontra um ninho velho, faz uma "reforma" e se instala.

- Ao contrário do que acontece entre muitas espécies de aves, é o macho que espera a aproximação das fêmeas. Depois de escolher a parceira, eles se juntam e passam a ter um forte vínculo entre os dois, fortalecido por um tipo de cumprimento que as aves usam toda vez que um dos parceiros volta ao ninho depois de algum tempo ausente. O cumprimento envolve jogar a cabeça para trás, baixá-la e daí estalar prolongadamente o bico.



O casal partilha a tarefa de chocar os ovos. Depois de um mês de incubação, os filhotes nascem e são muito bem cuidados. Começa um intenso programa de alimentação. 



Nome científico: Leptoptilos crumeniferus

Nome em inglês: Marabou Stork

Nenhum comentário:

Postar um comentário