domingo, 10 de janeiro de 2016

CES 2016: Confira os principais lançamentos da feira de tecnologia mais famosa do mundo

Carros, câmeras, geladeiras, áudio, e muitas, muitas TVs. A CES (Consumer Electronics Show), uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, parece continuar em 2016 a tendência de anos anteriores: muitas soluções para a casa e pouca coisa em tecnologia voltada à computação pessoal e móvel. Isto é, poucos celulares, notebooks e tablets à vista.

A CES que teve início no dia 06 e encerrou ontem, dia 09, trouxe uma série de novidades que os fãs de eletrônicos precisam conferir. Confira o que de mais legal foi demonstrado e lançado durante a CES 2016 nas próximas imagens.

Algumas ausências são sentidas já no primeiro dia de estandes: tanto da Apple, que tradicionalmente não vai mais em eventos do tipo, como de outras como Microsoft e Motorola, que sumiram neste ano. Mesmo empresas que tiveram grandes estandes, como a Samsung, Sony e LG, praticamente esconderam seus smartphones, mesmo as linhas antigas. Uma linha intermediária de celulares da LG, os K7 e K10, está no estande da marca, mas foi lançada praticamente sem alarde.

Tanto a Samsung quanto a Sony não trouxeram nada em celulares, e a Asus aproveitou para oficializar o lançamento do Zenfone Zoom, apresentado em Las Vegas no ano passado. Só a chinesa Huawei apresentou o Mate 8, celular com bom conjunto de especificações mas que não trouxe nada inovador demais. A Samsung ainda trouxe a série Notebook 9 e o tablet Galaxy Tab Pro S. Mas esses dois tipos de dispositivos também não tiveram muito espaço em outras fabricantes presentes no evento.

Sem computação, o que se viu mais foram as soluções para Internet das Coisas e vestíveis, além de algumas ideias para carros inteligentes e câmeras que filmam em 360 graus, que estão despontando como nova tendência em câmeras de ação.

Mesmo assim, vamos a mais algumas novidades da CES:

Geladeira inteligente

A Samsung criou uma geladeira inteligente chamada Samsung Family Hub. O produto tem uma tela de 21.5 polegadas na sua porta e permite que você veja os itens que estão faltando por meio de um app para smartphones ou até mesmo que você faça compras diretamente desse display, que se parece com um tablet.


O sistema operacional, entretanto, não é o Android e, sim, o Tizen. Ele é mantido pela Linux Foundation e baseado no kernel do Linux, mas conta com a parceria de empresas como Samsung, Intel e Panasonic. 

Para viabilizar as compras feitas a partir desse tablet embutido na geladeira, a fabricante fez uma parceria com a Mastercard. 
As compras acontecem por meio do app chamado Groceries. A função ainda é limitada, já que só é possível usá-la em algumas lojas dos EUA.




A Samsung Family Hub tem preço sugerido de 5 mil dólares e não há previsão de lançamento no mercado brasileiro.

Notebook 3D

A Acer apresentou sua nova linha de notebooks chamada Aspire V Nitro Black Edition.


Os produtos contam com GPU Nvidia GTX960M, processador Intel de sexta geração e têm uma câmera 3D, também da Intel, a RealSense. Com ela, é possível utilizar o recurso de autenticação por reconhecimento facial Windows Hello, presente na edição mais recente do sistema operacional da Microsoft.

Os produtos dessa linha da Acer chegam ao mercado em fevereiro com preços a partir de 1.099 dólares.

Supercarro elétrico




A Faraday Future mostrou seu primeiro carro elétrico na CES deste ano. O modelo chamado FFZERO1 é um supercarro com mil cavalos de potência, que usa quatro motores elétricos, um em cada roda. Ele vai de zero a 100 kmh em três segundos.

Entretanto, a montadora não irá lançar esse veículo, ele é somente um protótipo. Porém, a partir dele, a empresa pretende desenvolver outros veículos que serão comercializados no futuro.

Impressão 3D


A Nano Dimension apresentou na CES uma impressora 3D que cria placas de circuito multicamadas. Chamada DragonFly 2020, ela tem o tamanho de um computador de mesa e pode criar protótipos feitos por engenheiros ou designers em pouco tempo. 

Ela ainda não tem preço anunciado, mas deve chegar ao mercado americano ainda em 2016.

Monitor que carrega o celular


A Dell anunciou um monitor que pode transmitir energia para o seu smartphone sem a necessidade de cabos. O carregamento do seu gadget acontece por meio dos padrões Qi ou PMA – desde que ele tenha suporte para algum deles. 

O Dell 23 Wireless Monitor começa a ser vendido em 31 de março nos Estados Unidos, com preço sugerido de 429 dólares.

Smartphone com Windows 10


A Alcatel anunciou um novo smartphone com sistema Windows 10, o OneTouch Fierce XL. Com tela HD de 5 polegadas, o aparelho é uma opção de celular básico, já que vem com processador Qualcomm Snapdragon 201 – mais fraco do que o do Novo Moto E 4G – e 2 GB de RAM. 

O armazenamento interno é de 16 GB e ele pode ser expandido com um cartão microSD de até 32 GB. As câmeras são de 8 MP e 2 MP e ele será vendido incialmente pela operadora T-Mobile por 140 dólares a partir das próximas semanas.

Roteador com Wi-FI ad


A TP-Link apresentou o primeiro roteador do mundo que tem Wi-Fi padrão 802.11ad. Chamado Talon AD7200, o produto tem alta velocidade de transmissão de dados. Combinando as três frequências em que funciona (60 GHz, 2,4 GHz e 5 GHz), a taxa de transferência chega a 7,2 Gigabits por segundo.

Essas são as principais novidades da CES 2016, mas tem muitas outras coisas legais também e quem quiser acessar o site oficial da feira é só clicar aí embaixo:

As mais visitadas do mês