terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Confira 3 boatos que circularam na internet e porque não se deve compartilhar qualquer coisa!

A cada ano circulam pela internet diversas fotos, notícias e vídeos, e muita coisa causa polêmica com o conteúdo que é exposto. Muitas pessoas divulgam coisas duvidosas sem antes fazer pelo menos uma rápida pesquisa no Google pra verificar se aquilo é verídico ou não. O que acontece é que muitas coisas não passam de uma farsa! 
Selecionamos apenas 3 desses boatos da net, para comprovar melhor esse assunto! Confira!

O belo leão negro!


Não sabemos exatamente se já existiu leões negros, porém, o leão em questão, não é verdadeiro.
Em 2012, o artista digital Pavol Dvorský, conhecido como “Paulie SVK”, fez a modificação da cor do felino no site DevianArt e os demais usuários espalharam a imagem pelas redes sociais. 
Contente com a repercussão que sua montagem teve na web, Pavol resolveu fazer outra montagem com o tema.


Um vídeo que mostra a agilidade de uma jovem segurando uma cobra, para evitar ser picada!


Nas imagens, é possível ver a garota sentada, de biquíni, em frente a um lago na África do Sul, quando uma cobra avança muito rápido em sua direção. Rapidamente, a moça agarra o animal pela cabeça e o arremessa para a frente. Nos comentários do vídeo, postado no YouTube, muitos internautas perceberam logo que não passava de 'fake', porque cobras não correm tão rápido como aparece no vídeo.


E na verdade foi mesmo uma brincadeira feita por um sul-africano para assustar a irmã! O próprio autor do vídeo, Noel Botha, disse que ele usou uma linha de anzol pra puxar a cobra falsa! 

Uma equipe de cinegrafistas fugindo de um urso!


A foto foi tirada em uma locação de filme nos estados Unidos, há alguns anos. 
O urso foi colocado na cena através de Photoshop. Um dos homens da foto compartilhou a imagem no Facebook para assustar seus amigos.

E de bônus, um vídeo mostrando o que as mais recentes ferramentas de software pode fazer pra corrigir as imperfeições físicas das pessoas!

"Cosméticos digitais"

O autor do vídeo, o artista digital Rousselos Aravantinos, fez um teste de redução de idade com a atriz Michele Vale, apagando rugas e mudando a cor do cabelo, deixando ela muito mais jovem. Rousselos define esse trabalho como 'cosméticos digitais'.


Algumas mentiras são mais difíceis de ser desmascaradas, porque os autores fazem um trabalho bem feito para dar credibilidade ao fato, como por exemplo, alguns mostram o passo a passo, fontes conhecidas são citadas (mas sem links que auxiliem a comprovação). Na expectativa de se fazer acreditar, a pessoa pode usar argumentos distorcidos ou fantasiosos ou se basear em afirmações que não foram inteiramente comprovadas, por exemplo, para tentar divulgar a sua crença ou ideologia. Outros podem ter o objetivo de simplesmente fazer uma "brincadeira" e se divertir. E também há motivos de tentativas de prejudicar a imagem de alguém ou de uma organização por motivo de vingança ou posicionamento de interpretação equivocada de fatos. 

Veja alguns motivos para você não compartilhar qualquer coisa:

- O boato pode ofender, causar constrangimento ou comprometer a reputação de alguém;
- Pode transmitir orientações prejudiciais, como procedimentos incorretos;
- Pode assustar algumas pessoas.
Portanto, sempre duvide de coisas muito muito estranhas. Se quiser compartilhar, verifique antes, em mais de uma fonte e se ainda tiver dúvida, não repasse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário