domingo, 14 de fevereiro de 2016

ANIMAL DA SEMANA - JAGUATIRICA

A jaguatirica é semelhante a um gato doméstico grande com pele de leopardo ou onça. Pode-se dizer pela aparência, que são onças em miniatura.



É um excelente escalador e nadador, com patas adaptadas para subir e descer das árvores com muita facilidade.




São geralmente animais solitários e gostam de sair no período noturno para caçar. Durante o dia, descansam em árvores ou na vegetação densa.
Quando estão no chão, as vezes eles tem um comportamento parecido com as lontras e arminhos, que é erguer-se sobre as duas patas traseiras para ouvir e identificar ruídos.
Eles tem vocalizações que soam como a chamada de um gato doméstico.





 Cerca de 70 dias após o acasalamento a fêmea dá à luz a 1-3 jovens. Quando nascem a mãe deixa os "gatinhos" à noite para caçar comida.



Habitam toda América Central até o norte da Argentina na América do Sul. Em alguns desses países também são chamados de Yaguarete (Paraguai e Argentina), Tigrillo (Equador e Colômbia), cunaguaro (na Venezuela), ou manigordo (Costa Rica e Panamá).





A bonita pele é desenhada com manchas marrons escuras, dispostas em forma de rosca. Algumas dessas manchas se unem e formam listras. 
Tem combinações de pares de listras na cabeça, como uma faixa que vai da parte superior do olho até a parte de trás da cabeça. 



A jaguatirica é tão parecida com o gato-maracajá e com o gato-do-mato, que só especialistas podem diferenciar as três espécies. Na pesquisa que fizemos não descobrimos características visíveis que os distingue do gato-maracajá e gato-do-mato, apenas sabemos que são maiores do que os outros dois.

Nome em inglês: Ocelot 
Nome científico: Leopardus pardalis

Nenhum comentário:

Postar um comentário