domingo, 28 de fevereiro de 2016

AVE DA SEMANA - Anambé-preto

Esse é um dos pássaros com a aparência mais incrível do mundo!


São chamados em inglês de "umbrella bird"(pássaro guarda-chuva), por causa dos seus ornamentos que lembram esse objeto!
A seguir, há mais imagens e informações sobre essa ave de beleza exótica!


 - É um grande pássaro preto semelhante a um corvo, encontrado apenas nas florestas tropicais da América Central e do Sul. 
Os machos medem aproximadamente 40 centímetros de altura e são maiores que as fêmeas. 



- Eles tem duas características bem peculiares, que são um "chapéu" de penas inclinadas pra frente e uma longa protuberância abaixo do bico, parecendo uma “gravata”, que é chamada de acácia, com cerca de 15 centímetros de comprimento.
Essas características só são encontradas nos machos. A fêmea, por sua vez, quase não tem a crista de penas e nem o longo "pingente" no pescoço. 




- Há três espécies; a Amazonian Umbrellabird (Cephalopterus ornatus), Long-wattled Umbrellabird (Cephalopterus penduliger) e Bare-necked Umbrellabird (Cephalopterus glabricollis).
No entanto, duas espécies são muito parecidas e não é fácil diferencia-las, que são a Cephalopterus ornatus e a Cephalopterus penduliger.
A única diferença entre os dois é que a "gravata" do "ornatus" é um pouco menor do que a do "penduliger".
 Já a terceira espécie é mais facilmente identificada por causa da coloração avermelhada sobre a pele, na área inferior do pescoço. 




- Durante o período de acasalamento os machos inflam as penas do longo "papo" e inclinam as penas da cabeça ainda mais pra frente, pra chamar a atenção das fêmeas. 



- Eles voam curtas distâncias e são relativamente lentos no ar, devido o tamanho, mas, durante a época de reprodução, eles alcançam altitudes mais elevadas, onde se reúnem em pequenos grupos, conhecidos como "lek", onde vão tentar conseguir uma parceira.


- Também é chamado de pássaro-trovão, por causa dos sons retumbantes que fazem, principalmente na época de acasalamento. 
O macho emite uma espécie de urro, parecido com um touro.


- O "pássaro-guarda-chuva" é conhecido como um migrante de altitude, uma vez que migra para as partes de cima das florestas e montanhas, em vez de se deslocar horizontalmente como a maioria das outras aves.







Nenhum comentário:

Postar um comentário