domingo, 7 de fevereiro de 2016

Conheça algumas curiosidades sobre o Ano Novo Chinês 2016

Amanhã é o primeiro dia das comemorações do ano-novo chinês! 
Como assim!? Nós já estamos em fevereiro!? Pois é, na China eles seguem um calendário muito diferente do nosso. O ano novo chinês acontece numa data diferente a cada ano. 
Assim como a passagem de ano nos outros países é muito comemorado, o ano-novo chinês tem ainda mais comemorações, pois são 15 dias de festividades repletas de costumes tradicionais, celebrada pelos chineses em todo o mundo. 
Em 2016, o novo ano começará em 08 de fevereiro e terminará em 27 de janeiro de 2017. Veja mais detalhes!





O ano-novo chinês segue um calendário tradicional distinto do ocidental, baseado numa complexa observação do movimento lunar.
Existem muitos fatos interessantes ligados a essa festivadade, dentre eles:

- O Ano Novo Chinês é comemorado por 15 dias e cada um desses dias há um significado distinto.

- Além da China outros países também seguem o calendário lunar, são eles: Tailândia, Indonésia, Malásia, Vietnam, Ilhas Maurício, Filipinas, Taiwan, Hong Kong, Macau e Singapura.





- A frase "Feliz Ano Novo" em chinês é "Gung Hei Fat Choi" que significa algo como "Tenham boa Fortuna"!

- Nesse período a China testemunha a maior migração humana do mundo (conhecida como Chunyan). Durante as festivadades, mais de um bilhão de pessoas se deslocam para se reunir com suas famílias.




- Cada ano do Ano Novo Chinês é nomeado por um entre 12 animais, repetindo em ciclos de 12 anos. A lista está em ordem: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro (cabra), macaco, galo, cão e porco. 
Esse ano é o ano do macaco.

- Duas flores; a flor de ameixa e do narciso, são comumente associados com o ano novo chinês como símbolos de (coragem e esperança) e (boa sorte e prosperidade), respectivamente.




- Durante as festividades, são usados muitos papeis de cor vermelha para decorar portas e janelas. Os temas desses recortes de papel são felicidade, boa sorte, longevidade e riqueza.

- As crianças recebem envelopes vermelhos com dinheiro, como presentes no Dia de Ano Novo. 




- Assim com em outros países, não pode faltar muitos fogos de artifício.

- Dançarinos carregam enormes dragões e executam muitas danças para os espectadores.




- No dia de Ano Novo, os chineses não lavam os cabelos.

- Nesse período muitas famílias chinesas comem um prato vegetariano chamado jai, composto por 18 ingredientes.




- O Ano Novo Chinês também é chamado de o Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera.

- No 1º dia do ano as pessoas abstêm-se de comer carne, pois acredita-se que isso irá garantir uma vida longa e feliz.




- No segundo dia da celebração do Ano Novo chinês eles tradicionalmente comemoram o aniversário de todos os cães; como tal, todos os animais de estimação e animais carentes, são bem alimentados pelas pessoas.


- O 3º e 4º dias são para os filhos prestarem homenagens a seus pais.



- O 5º dia é chamado Po Woo. Neste dia as pessoas ficam em casa para acolher o deus da riqueza. Ninguém visita familiares e amigos no quinto dia.

- Do 6º ao 10 º dia, os chineses visitam os parentes e amigos livremente e também visitam templos.




- O sétimo dia é considerado o aniversário de seres humanos. Macarrão é consumido para promover a longevidade e peixe cru para o sucesso.

- Do 10º para o 12º dia convidam-se amigos e parentes para o jantar. Depois de tanto alimento rico, no dia 13 come-se apenas mingau de arroz simples e mostarda.






- O dia 14 é para os preparativos do Festival das lanternas, que será realizado na noite do 15º dia.

- O Festival das lanternas marca o final das comemorações do Ano Novo Chinês, encerrado no dia 15. Como o nome indica, as lanternas são o ponto principal deste festival, realizado à noite, onde crianças carregam lanternas em desfile.

As mais visitadas do mês