quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Transposição do Rio São Francisco

A transposição das águas do São Francisco é um dos maiores projetos de infraestrutura desenvolvido no Brasil.


Conheça um pouco mais desse grande projeto, abaixo:

O Rio São Francisco, chamado carinhosamente de Velho Chico, possui aproximadamente 2.830 quilômetros de extensão. Sua nascente está localizada na Serra da Canastra, em Minas Gerais.



Serra da Canastra - Minas Gerais

Seu curso natural inclui os estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, atingindo sua foz no Oceano Atlântico.

Foz do Rio São Francisco

A transposição das águas do São Francisco é o maior projeto de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), desenvolvido pelo ex-presidente Lula.


Essa obra teve início em 2007, e visa a construção de 720 mil metros de canais que irão transferir de 1% a 3% das águas do São Francisco para abastecer açudes e rios intermitentes (que desaparecem nos períodos de seca) dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.


A “faraônica” obra de engenharia terá dois eixos: um levará água de Cabrobó (PE) até o sertão de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O outro eixo proporcionará água para o sertão e o agreste de Pernambuco e Paraíba, através de canais construídos nas águas em Petrolina, Pernambuco.


Estima-se que serão gastos 7 bilhões de reais durante a obra, que deverá ser finalizada em 2015. O governo afirma que a transposição beneficiará mais de 12 milhões de habitantes do semiárido nordestino, proporcionando água para suprir as necessidades humanas e impulsionar o desenvolvimento de atividades econômicas.

Veja mais algumas fotos do projeto que está em fase de conclusão:







Esse vídeo da Embrapa, explica tudo muito bem e mostra o que está sendo feito.



Um grande projeto que apesar das críticas mudará a vida de milhares de nordestinos!!

As mais visitadas do mês