Devido a sua pelagem laranja-avermelhada e suas pernas longas e finas, o lobo-guará parece mais uma raposa do que um lobo!
- O nosso lobinho tem um porte elegante, que o torna um dos mais belos animais brasileiros.
- É um animal típico do cerrado do Brasil. Também são encontrados nos Campos Sulinos, na Caatinga e no Pantanal e nos países vizinhos; Argentina, Paraguai, Bolívia e numa pequena parte dos territórios do Uruguai e Peru.
- É o maior canídeo da América do Sul, parente dos lobos selvagens e dos cachorros domésticos. Chegam a medir mais de 1 metro de altura.
- A parte inferior das pernas, a extremidade da cauda e o focinho do guará são negros.
- São inofensivos ao homem e tem um comportamento tímido. As lutas entre os machos são raras e já se verificaram casos em que eles saem em socorro de um companheiro atacado.
- O lobo-guará é raro ser avistado em estado selvagem. Eles vivem em parques nacionais maiores, como Emas, Chapada dos Veadeiros ou Santuário do Caraça, em Minas Gerais, onde podem ser vistos durante a noite nas proximidades do antigo mosteiro para se alimentar de restos de comida.
- Eles não vivem em grupos como os outros lobos.
- Pequenos mamíferos, frutas e folhas, constituem a maior parte de sua dieta.
- As longas orelhas são hábeis para captar mínimos ruídos.
- É avistado normalmente nos fins de tarde e durante a noite.
- Os machos e as fêmeas permanecem juntos normalmente apenas por um curto período de tempo a partir do acasalamento e logo após o nascimento dos filhotes.
- A gestação é de aproximadamente 65 dias e nascem entre 2 a 6 filhotes. O macho ajuda nos cuidados com a ninhada.
Nome em inglês: Maned Wolf
Nome científico: Chrysocyon brachyurus
Nenhum comentário:
Postar um comentário