domingo, 27 de março de 2016

ANIMAL DA SEMANA - Marmota

A hibernação é um processo surpreendente, onde o animal passa praticamente todo o inverno dormindo. 
Conseguem sobreviver nesse período por causa da gordura armazenada no corpo, extraída do alimento consumido nas outras estações. 
As marmotas é um dos animais que hibernam. Conheça como é interessante a preparação para esse período!



- Seis espécies diferentes de marmota podem ser encontradas apenas no hemisfério norte; Europa, Ásia e América do norte. Mas a mais conhecida é a marmota alpina da Europa.



- Têm a aparência de um esquilo, mas com dimensões maiores; um corpo robusto e curto, orelhas pequenas, pelagem espessa e uma cauda um pouco grande. Mede normalmente de 30 a 60 centímetros de comprimento e pesa entre 3 e 7 quilos.
 Da mesma forma que fazem os esquilos, as marmotas sentam e usam as patas da frente como mãos para segurar a comida.



- São adaptadas para viverem em climas frios e podem viver em lugares onde há pouca vegetação. 
- São animais sociáveis e é comum formarem grupos familiares constituídos por um casal e muitos dos seus descendentes, geralmente 15-20 membros. Os jovens são muito brincalhões e em todas as idades eles tem o costume de tocar o nariz para cumprimentos.



- Eles comem bastante durante a primavera e no verão, para ficarem tão gordos quanto podem, em preparação para o inverno, onde acontece o processo de hibernação. 
Para a preparação das tocas eles trazem ervas secas para forrar o chão. Por volta de outubro, entram em sua toca. A última marmota a entrar, fecha a entrada com grama, terra, pedras e qualquer outra coisa que encontrar, para se protegerem do frio e predadores do lado de fora.



- Uma vez dentro, todos se aglomeram, enrolando os corpos com as cabeças entre as pernas traseiras. 
Como a temperatura dos adultos é mais quente que a dos filhotes, então os pais e filhos mais velhos controlam a temperatura dos mais novos, abraçando-os. 
Cerca de uma vez a cada 10 dias os ocupantes acordam por um tempo curto; essa atitude faz regular a temperatura do corpo para evitar o congelamento. Algumas marmotas chegam a sair algumas vezes, por um curto período de tempo.



- O término da longa hibernação coincide com o crescimento da vegetação a partir de abril, no início da primavera. Quando saem, estão magras e famintas, mas dobram de peso em poucos meses e logo estão prontas para enfrentarem uma nova temporada de inverno.



-Eles se alimentam de sementes, ervas, flores e também comem insetos.
- O acasalamento ocorre imediatamente após o fim da hibernação.
- Normalmente, os filhotes machos deixam a colônia após o seu primeiro ou segundo inverno, assim como algumas fêmeas, mas outras fêmeas permanecem com o grupo.



- Também têm um sistema social em que um indivíduo se senta e olha em volta, se houver alguma ameaça por perto ele irá avisar a colônia com um apito estridente. Em seguida, todas as marmotas correm de volta para suas tocas. Os assobios continuam durante o tempo que o potencial invasor esteja nas proximidades.



- A escavação é uma das principais atividades da marmota. Mesmo porque estes animais passam mais da metade de suas vidas em seus subterrâneos, mesmo no verão eles utilizam. São equipados com garras duras como pregos em suas patas dianteiras e fortes pernas traseiras para empurrar os detritos para fora do buraco. Suas tocas é formada com túneis interligados. As principais medidas das galerias está entre 3 e 10 m de comprimento. A entrada geralmente fica situada sob uma grande pedra. Existem três tipos de tocas, cada uma com uma finalidade específica: tocas de verão (fornecendo abrigo durante todo o ano); tocas de inverno (para hibernação) e tocas de escape (refúgios escavados em preparação para uma fuga improvisada em caso de perigo iminente).




- Cada grupo familiar possui seu território, com suas próprias trilhas, tocas e "lojas" de alimentos.
Eles marcam seu território manchando uma secreção de suas glândulas da bochecha, em rochas e árvores.

Nome em Inglês: Alpine Marmot 
Nome científico: Marmota marmota

Nenhum comentário:

Postar um comentário