domingo, 20 de março de 2016

ANIMAL DA SEMANA - Solenodonte

É um dos mamíferos mais raros que existe. Conheça alguns fatos incríveis sobre eles!



- É o único mamífero que pode injetar veneno através de seus dentes, um pouco semelhante à maneira como as cobras fazem.
Eles possuem em dois dentes inferiores um veneno que flui através de ranhuras. Por causa dessa característica, o nome "solenodon" é derivado da palavra grega "dente sulcado." O veneno não é letal para os seres humanos. 



- Este animal é um verdadeiro fóssil vivo, de cujos antepassados foram encontrado ossos que datam de mais de 30 milhões de anos. Eles sobreviveram e hoje continuam relativamente inalterados, pelas florestas da ilha caribenha Hispaniola, Cuba e São Domingos.
- A característica principal do solenodonte é o focinho alongado como uma pequena tromba que permite-lhes buscar suas presas sob as pedras ou velhos tocos.



- Atualmente há duas espécies de solenodontes: uma em pequeno número, nas montanhas de Cuba, outra, ao norte de São Domingos e ao sul do Haiti. As duas espécies são bastante semelhantes: o solenodonte-de-cuba (Solenodon cubanus) e o solenodonte-do-haiti (Solenodon paradoxus).
- Eles também tem outro nome: almiqui.


- É notável a semelhança com um rato grande e são muito parecidos com um bichinho chamado musaranho, tanto é que ambos possuem o focinho alongado. O solenodonte tem um comprimento do corpo de 28 a 32 cm e a cauda mede de 17 a 27 cm. 



- A dieta consiste principalmente de insetos, vermes e outros invertebrados, mas também se alimentam de frutas, raízes, legumes e pequenos vertebrados. Eles dormem durante grande parte do dia, encontrando abrigo em tocas construídas no solo ou em cavidades de árvores.
- Caminham de maneira desajeitada e sem rumo e são incapazes de saltar, mas sobem rápido em árvores. Quando sentem ameaçados andam em zigzag.



- Pesquisadores de alguns países como Reino Unido e República Dominicana, embarcaram em um projeto chamado Os últimos sobreviventes, que pode ser uma das últimas chances de salvar o solenodonte, para que ele não desapareça das florestas para sempre.

Nome em inglês: Hispaniolan solenodon 
Nome científico: Solenodon paradoxus


Nenhum comentário:

Postar um comentário