domingo, 3 de abril de 2016

ANIMAL DA SEMANA - Gazela-girafa

Esse antílope surpreende por causa do seu longo pescoço que é sua característica mais aparente.
Conheça mais detalhes sobre eles!


- Habitam a região oeste da África, conhecida como chifre da África, em países como Tanzânia, Quênia, Etiópia, Eritreia e na Somália.



- A pelagem é de um cabelo curto, fino e lustroso, que é distribuído uniformemente em todo o corpo.
Os pelos da parte superior são um pouco mais escuros do que o restante do corpo. Ao redor dos olhos tem uma mancha branca e a ponta do rabo é preta. 



- A cabeça é pequena, mas os olhos e principalmente orelhas, são proporcionalmente grandes. Também tem notavelmente pernas longas e delgadas.



- Os chifres estão presentes apenas nos machos, que variam de 25 a 40 centímetros de comprimento. 



- Tem o costume de levantarem-se sobre as patas traseiras, tomando a posição vertical.



 - Ambos os sexos são de tamanho semelhante, mas os machos são mais musculosos do que as fêmeas. O peso varia de 25 a 55 kg e o comprimento do corpo é de aproximadamente 1,30 metro.




- Em comparação com outros antílopes, esses são particularmente adaptados às condições áridas, sobretudo pela pouca necessidade de água líquida. Como vivem em ambientes com escassez de água, eles obtém sua parcela de água através das plantas que comem.



- São muito seletivos com comida; escolhem apenas as plantas mais suculentas e nutritivas que podem garantir o seu aprovisionamento de umidade por um longo tempo.



- As fêmeas dão à luz, geralmente apenas um filhote, após um período de gestação de aproximadamente 165 dias.



- Adquiriram também suas adaptações anti-predadores. Em caso de perigo, permanecem imóveis escondidos nos arbustos e ervas altas, avaliando o momento, esticando o pescoço pela área ao redor.
Depois de uma pausa, misturam-se com a vegetação.



- Seu longo pescoço, pernas longas e a capacidade de ficarem sobre as patas traseiras, permite-lhes obterem folhas de árvores que estão fora do alcance das outras espécies de antílopes.



- As gazelas-girafa há muito tempo que não são uma espécie abundante.

Nome em Inglês: Gerenuk, Swala twiga ou Giraffe Gazelle
Nome Científico: Litocranius walleri




Nenhum comentário:

Postar um comentário