domingo, 10 de abril de 2016

AVE DA SEMANA - Pintada-vulturina

Há 7 espécies diferentes dessa ave, mas a pintada-vulturina é a que mais se destaca, por causa do aspecto mais marcante, sendo muitas vezes referidas como "galinha-d'angola-real"!



- A pintada-vulturina é adornada com um bonito padrão de cores, tendo o corpo preto salpicado de bolinhas brancas, asas listradas com branco, no peito destaca-se listras maiores brancas sobre um azul-cobalto brilhante. 
Também há um "colar" de penas marrons na parte de trás da cabeça. A cauda é um pouco longa e fina.



- Não apresentam dimorfismo sexual perceptível, ou seja, é difícil distinguir os sexos. Uma maneira eficaz de distinguir macho e fêmea é observar a postura corporal. 
Os machos tendem a levantar a cabeça, erguendo alto o corpo, quanto possível. As fêmeas, por outro lado, tendem a adotar uma postura submissa. 



-Vivem em grupo de 20 a mais de 30 aves, sempre procurando alimento em conjunto, podendo percorrer mais de 20 kms num dia. 



- Alimentam-se principalmente de sementes, brotos e frutos silvestres, complementando sua dieta com pequenos invertebrados.




- A maior parte do tempo deslocam-se no solo, mas, são muito ágeis para correr e são boas voadoras, quando necessário. Durante a noite, sobem às árvores para dormir.



- Podem sobreviver longos períodos sem água e tendem a adquirir a maioria de suas necessidades de água da vegetação que consumem.



- Também são chamadas de cabeça-de-abutre por causa do pescoço sem penas, semelhante a essas aves.




- São aves muito barulhentas que podem ser ouvidas a longas distâncias, como por exemplo, quando chamam umas as outras, quando sentem-se ameaçadas ou quando estão animadas.



- As cascas dos ovos desta espécie é grossa e difícil de quebrar.



- Estas aves podem ser agressivas entre elas, principalmente quando competem por áreas de alimentos.



- Distribuem-se através do nordeste da África, em países como Etiópia, Somália, Uganda, Quênia e Tanzânia.

Nome em ingles: Vulturine Guineafowl
Nome científico: Acryllium vulturinum

Nenhum comentário:

Postar um comentário