domingo, 1 de maio de 2016

ANIMAL DA SEMANA - Hiena

É um animal com características físicas e comportamentais um pouco esquisitas. Confira!



- As hienas têm um pescoço e cabeça grande e orelhas arredondadas. Os maxilares e dentes são suficientemente fortes para esmagar ossos. O maxilar da hiena talvez seja o mais forte em todo o reino animal. Elas tem a capacidade de moer até mesmo ossos grossos.



- Devido as patas traseiras serem mais curtas que as dianteiras, elas tem um andar estranho, como se manquejassem. 



- Uma hiena adulta tem as dimensões aproximadas de 95 a 150 cm, a altura no ombro é cerca de 75 a 85 cm e 50 kg de peso.



- A hiena tem vocalizações famosas, que se assemelha à risada humana, sendo uma marca registrada desse animal. Para quem não conhece essa característica vocal da hiena, é inegavelmente sinistro, especialmente na escuridão da savana africana à noite. Mas, é simplesmente uma maneira eficaz deles manterem contato uns com os outros a uma certa distância ou como sinal de alerta.



- Nenhuma outra particularidade da hiena é mais exótica do que a anatomia de sua genitália. Durante séculos achava-se que as hienas fossem hermafroditas, ou seja, que não teria distinção de sexo, sendo macho e fêmea da mesma forma. Ainda pode-se encontrar na internet esse tipo de informação, contudo, não é assim. Algumas características físicas e comportamentais da hiena fizeram ela ganhar essa definição. As hienas fêmeas são extremamente masculinizadas, tanto é que diferentemente de outros mamíferos que vivem em grupos, a sociedade das hienas é matriarcal, ou seja, é dominada pelas fêmeas, que costumam ser mais agressivas que os machos. Elas também são maiores. Mas, o motivo principal que a assemelha com os machos é com relação a genitália, que são quase semelhantes, tanto no sexo feminino, quanto no masculino. É o único mamífero que não tem nenhuma abertura vaginal externa. O clitóris é alongado externamente, parecendo com um pênis. A hiena urina, copula e dá à luz através desse canal. Pra completar a semelhança com os machos, elas têm um par de bolsas na região genital, que são preenchidos com tecido fibroso, muito parecido com testículos. 



- Os filhotes nascem com os olhos abertos, com a dentição completa e são agressivos uns com os outros. 




- As hienas vivem em savanas com poucas árvores. Encontram abrigo em cavernas ou em tocas vazias. São mais ativas à noite e vivem sozinhas ou em bandos. A audição e o olfato excelentes ajudam-nas a encontrar as presas. São animais territoriais e as vezes andam com a cauda levantada exalando odores para marcar território.



- Existem 3 espécies de hiena: A hiena malhada (a mais comum), a hiena listrada (tem uma pelagem mais espessa) e a hiena marrom (a mais rara de todas com pelo comprido).


- A hiena é conhecida por ser necrófaga, ou seja, por se alimentar das carcaças e dos ossos de animais, restos de outros predadores. Com freqüência as hienas ficam observando os leões se alimentarem. Elas se alimentam dos restos, depois que os leões terminam de comer. Mas, diferentemente do que pode-se achar, elas também caçam quase da mesma forma que os outros mamíferos carnívoros.




- Habitam as savanas da África e em pouca quantidade no oeste da Ásia. 

Nome em inglês: Spotted hyena
Nome científico: Crocuta crocuta


Nenhum comentário:

Postar um comentário