domingo, 8 de maio de 2016

ANIMAL DA SEMANA - Cabra-das-montanhas

São excelentes "alpinistas", adaptadas para viverem em um ambiente íngreme e rochoso!



- A cabra-das-montanhas ostenta um "casaco de lã branco", formado por uma pelagem dupla que inclui uma camada densa, coberta com um revestimento exterior de pelos espaçados. Este revestimento exterior lhes permitem resistirem as temperaturas baixas, mantendo-as aquecidas nas altitudes elevadas ondem vivem. Na primavera, a camada externa de pelos é removida naturalmente ou quando se esfregam contra as árvores.



- A cor branca da pelagem lhes permitem camuflar-se na neve e, assim, proteger-se dos predadores. 



- Ambos os sexos ostentam uma barba que desce abaixo do queixo e chifres curvados para trás. A idade desses animais pode ser determinado pela contagem de anéis dos chifres, que crescem entre 20 a 30 cm.



- São famosas pela incrível habilidade de escalarem paredões íngremes, onde são vistas com frequência, se equilibrando através das saliências rochosas. Este ambiente extremo proporcionam-lhes uma proteção contra os predadores. Tem características físicas que as favorecem terem essa habilidade; os cascos são fendidos e flexíveis, com almofadas macias na parte inferior, que as ajudam manterem a aderência em superfícies rochosas escarpadas. Conseguem saltar cerca de 3,5 metros.





- Também são chamadas de cabra-das-montanhas-rochosas e cabrito-montês, por causa do local onde vivem. São encontradas apenas na América do Norte.



Apesar ter nome de cabra, no entanto, elas são membros dos antílopes.




- São sociáveis e vivem em manadas, se movimentando de acordo com a temporada. As fêmeas passam a maior parte do ano com seus filhotes, enquanto os machos vivem em pequenos grupos de aproximadamente 3 membros ou sozinhos. 



- Dois dias depois de nascerem, os filhotes já são capazes de se moverem ao longo das rochas com a mãe.




São ruminantes, como o gado. A mandíbula superior dos ruminantes é maior do que o maxilar inferior, de modo que só usam um dos lados da boca para moer os alimentos, fazendo o movimento rotativo, como se tivessem "mascando chiclete".



- Existem dois tipos de cabras: cabras domésticas ou de fazenda, com cerca de 200 raças e as cabras-das-montanhas.

Nome em inglês: Mountain goat
Nome científico: Oreamnos americanus

Nenhum comentário:

Postar um comentário