domingo, 1 de maio de 2016

AVE DA SEMANA - Fragata

Esse pássaro às vezes é referido como "pirata do mar"! Saiba porquê!



- A Fragata-comum também é conhecida como tesourão. Medem cerca de 1 metro de comprimento, pesam apenas 1,5 Kg e tem 2 metros de envergadura.




- A diferença básica entre os machos e as fêmeas é justamente a bolsa abaixo do bico. Apenas os machos possuem o saco gular vermelho que é usado durante o período de reprodução quando os machos o inflam feito bexigas, para chamar a atenção das fêmeas, que por sua vez também são escuras, mas, com o peito branco. 



- A fragata é um verdadeiro "pirata" dos mares.  Ela costuma perseguir outras aves, como pelicanos, gaivotas e atobás para fazê-los deixar cair o peixe que estão conduzindo. Quando a ave solta a sua presa, a fragata mergulha em alta velocidade e agarra seu furto em voo.
Ela também monitora barcos de pesca com a intenção de capturar peixes.
A fragata não mergulha, então ela pesca apenas os peixes que conseguem encontrar na superfície.
Perseguem cardumes de peixes menores, fazem com que estes saltem acima da água e se tornem, assim, presas fáceis. Com seu voo elegante, pegam os alimentos, bicando-os com precisão impressionante. Elas conseguem voar por longos períodos sem pousar.





- Durante o período reprodutivo, sempre que uma fêmea se aproxima da colônia, os machos vocalizam, balançam a cabeça, batem suas asas e inflam o papo da garganta, às vezes em maneiras surpreendentes.




- Os ninhos são construídos por ambos os parceiros com ramos e raízes secas, sobre as moitas da vegetação. Geralmente é depositado apenas um ovo, que é incubado alternadamente pelo casal durante 40 dias.





- Os filhotes são cobertos com uma penugem branca e começam a voar em torno de 4 a 6 meses e permanecem sob a proteção de seus pais durante uns 7 meses.



- Os tesourões dormem em grandes grupos, normalmente em ilhas arborizadas. Habitam desde o sul brasileiro até a América do Norte. 

Nome em inglês: Magnificent frigatebird
Nome Científico: Fregata magnificens

Nenhum comentário:

Postar um comentário