domingo, 12 de junho de 2016

ANIMAL DA SEMANA - Hipopótamo

É um animal semi-aquático que passa a maior parte do tempo submerso parcialmente na água.
Saiba alguns fatos curiosos sobre esses gigantes herbívoros!



- O corpo do hipopótamo é bem adequado para a vida aquática. Seus olhos, ouvidos e narinas estão localizados no alto da cabeça, dessa forma eles são capazes de ver, ouvir e respirar enquanto ficam quase submersos. Uma membrana transparente cobre e protege os olhos, permitindo-lhes ver debaixo d'água. Os orifícios nasais dispõem de um escudo protetor que podem ser fechados quando o animal submerge. Eles podem permanecer mais de 5 minutos submersos sem precisar respirar.





- Um hipopótamo macho adulto pode pesar mais de 3 toneladas e medir cerca 4 metros, sendo um dos maiores mamíferos terrestres, menor apenas dos elefantes e rinocerontes.



- Tem uma pele sem pelos, as pernas são muito curtas e a boca é provida de grandes dentes tortos. Quando o hipopótamo abre a boca, como se fosse um impressionante bocejo, é porque está ameaçando invasores por motivos territoriais ou sexuais.





- Passam a maior parte do dia na água e a noite emergem para se alimentarem nas proximidades ou em locais muito afastados.Vivem em grupos com mais de 10 animais, constituídos pelas fêmeas e crias e liderados por um macho.



- Hipopótamos não podem suar, por isso quando saem da água, a pele seca facilmente. O motivo é que eles não possuem glândulas sudoríparas, mas, uma substância avermelhada que funciona como protetor solar e ainda tem função de antibiótico, que ajuda na prevenção de infecções em feridas. Por esta razão, é que existe o mito de que os hipopótamos suam sangue.



- O macho dominante marca seus territórios espalhando excrementos para os lados, batendo de leve o rabo sobre as pedras e arbustos.



- O hipopótamo é um dos animais mais temidos da África. Se for provocado, pode tornar-se muito perigoso, particularmente machos solitários e fêmeas com filhotes.





- É um animal restrito a alguns locais da África. Os países onde há mais hipopótamos é Zâmbia e Malawi.

Nome em inglês: Hippopotamus
Nome científico: Hippopotamus amphibius


Nenhum comentário:

Postar um comentário