domingo, 5 de junho de 2016

ANIMAL DA SEMANA - Raposa voadora

Morcegos são os únicos mamíferos que podem voar e essa espécie é a maior do mundo! 



- Quem tem medo de morcegos pequenos, imagine encontrar com um morcegão desse, que pode ter uma envergadura de mais de um metro!
Contudo, apesar do tamanho, eles são dóceis.


 - Como todos os outros morcegos, dormem pendurados de cabeça para baixo. Os dedos são muito longos, recobertos por uma fina membrana, que serve como asas, semelhante a uma pequena asa-delta.




- São chamados de raposas por causa de uma certa semelhança com a cabeça desse animal.
Eles tem algumas diferenças significativas com relação a outras espécies de morcegos, como por exemplo: os olhos são maiores, não usam a ecolocalização para se orientarem e dormem em árvores, ao invés de cavernas.



- Na época do frio, esses mamíferos voadores se enrolam em sua capa natural, fornecendo isolamento como se estivesse em uma mini-tenda.




Vivem em grupos que podem conter centenas de indivíduos. São frutívoros, mas complementam a alimentação com flores e néctares. Deixam o poleiro antes do nascer do sol e voam silenciosamente para áreas onde possam encontrar alimentos, que pode ser distante muitos quilômetros. Costumam circundarem as árvores antes de desembarcarem. A raposa-voadora é um importante polinizador de muitas plantas florestais.



- A fêmea geralmente tem apenas um único filhote por ano, que nos primeiros dias é carregado pela mãe e são amamentados por pelo menos três meses.



- São encontrados por todas as regiões tropicais, com exceção das Américas. 




- Há mais de 50 espécies desses morcegos. A Austrália é o lar de quatro das espécies principais.

Nome em inglês: Large flying fox e Malayan flying fox
Nome científico: Pteropus vampyrus


Nenhum comentário:

Postar um comentário