domingo, 3 de julho de 2016

ANIMAL DA SEMANA - Cachalote

Esse mamífero marinho tem a maior cabeça entre todos os animais, sendo o que o diferencia de todas as outras espécies de cetáceos.
Conheça um pouco sobre o comportamento e particularidades desse imponente mamífero!

- Cachalotes percorrem as águas de todos os oceanos, embora eles raramente viajem para áreas de gelo polares.


- São as maiores baleias dentadas. Os machos adultos chegam a medir mais de 15 metros de comprimento e pesar mais de 30 toneladas. As fêmeas são menores, pesam cerca de 1/3 dos machos.
Esses grandes mamíferos tem uma expectativa de vida de mais de 70 anos.


- A cabeça do cachalote tem uma forma retangular com essas incríveis medidas: cerca de 5 m de comprimento, 3 m de altura e 2 m de diâmetro, e é cerca de um terço do comprimento do corpo.
A mandíbula inferior é muito pequena em comparação a grande cabeça e as barbatanas peitorais também são pequenas.


- As baleias tem uma forma inusitada de exalar o ar de seus pulmões na superfície.
Os cachalotes possuem uma abertura na frente da cabeça em forma de S. Quando eles emergem, jorram através desse S uma ruidosa corrente de água e ar que sobe até mais de 10 metros.


- As vezes eles expõem sua grande cauda na superfície e quando balançam de volta na água, faz um som muito alto. 



- As fêmeas amadurecem sexualmente a partir de 8 anos, já os machos, demoram mais, com cerca de 10 anos, embora eles só vão acasalar a partir dos 20 anos, porque geralmente não têm um "status social" alto o suficiente para acasalarem.




- A gestação dura entre 14 a 16 meses e nasce apenas um único filhote, já medindo cerca de 4 m de comprimentoLogo após o nascimento, o recém-nascido nada instintivamente para a superfície, ajudado por sua mãe. Logo após 30 minutos de seu nascimento, a baleia bebê pode nadar sozinha.
O filhote é alimentado com leite de sua mãe e é desmamado em cerca de 2 anos.



- Grupos de fêmeas com seus filhotes são comuns, enquanto os machos vagueiam sozinhos ou movem-se de grupo para grupo. A companhia com outros membros, permite que uma mãe mergulhe para caçar, deixando seu filhote (que não é capaz de mergulhar profundamente ainda), sob os cuidados de outras baleias.



Cachalotes já foram muitas vezes registrados dormindo na posição vertical.
São as baleias que mergulham mais profundo, em profundidades de até 1 km para localizar as lulas gigantes, seus alimentos favoritos.



- Cachalotes usam a ecolocalização para pegar suas presas nas profundezas escuras dos oceanos.
Os peixes que usam a ecolocalização, emitem sons que viajam debaixo d'água até que encontram objetos, em seguida, esses sons retornam para seus remetentes, revelando-os a localização, tamanho e forma do seu alvo.

Nome em inglês: Sperm whale
Nome científico: Physeter macrocephalus

Nenhum comentário:

Postar um comentário