domingo, 24 de julho de 2016

ANIMAL DA SEMANA - Chacal-de-dorso-negro

Um mamífero africano com uma bonita pelagem marrom-avermelhada e uma característica mancha preta cobrindo grande parte do dorso.



- São animais de muita resistência física. Andam bastante, se necessário, uma noite inteira, caminhando constantemente a uma velocidade de 16 km/h.




- Eles são mais ativos ao entardecer e amanhecer, mas durante todo o dia e noite fazem alguma atividade. Dormem em alguma toca ou sob arbustos. 



- Se alimenta de pequenos mamíferos, répteis, aves, ovos, carniça e, embora a maioria da dieta seja composta de carne, muitos chacais comem matéria vegetal se nenhuma carne for encontrada.



- São mamíferos espertos, frequentemente costumam ter um comportamento oportunista.



- Geralmente vagueiam sozinhos, mas também andam com grupos formados por membros de sua própria família. Eles formam pares e permanecem juntos por toda a vida.



- Os filhotes são amamentados e alimentados com alimentos regurgitados dos pais até com cerca de 2 meses. 
A partir dos 3 meses, já começam a seguir os pais, aprendendo lentamente sobre o território e observando o comportamento dos pais. Aos 6 meses, já estão caçando por conta própria.



- Às vezes, depois que os filhotes crescem, permanecem com seus pais, os ajudando a alimentar seus irmãos mais novos. Nessas ocasiões, eles trazem comida de volta para seus irmãos ou tomam conta deles, enquanto os pais procuram comida. 



- Há 3 principais espécies de chacal: o chacal-de-dorso-negro, o chacal dourado e o chacal-listrado.

Nome em ingês: Black-backed jackal
Nome científico: Canis mesomelas




Nenhum comentário:

Postar um comentário