domingo, 31 de julho de 2016

ANIMAL DA SEMANA - Paca

Conheça mais detalhes desse simpático herbívoro roedor 






- O corpo de uma paca tem uma certa semelhança de cone. Medem cerca de 70 centímetros de comprimento.
A cabeça é um pouco longa, as orelhas são curtas e tem uma minúscula cauda, que é pouco visível. O que mais destaca-se nas pacas são as manchas na pelagem. Ao longo de cada lado, eles têm de três a seis linhas horizontais de manchas e listras.


- É interessante saber que um animal é monogâmico. As pacas é um mamífero que permanece com o mesmo companheiro por toda a vida. Uma vez juntos, ambos deixam de procurar outros parceiros.



- Pacas normalmente só têm um ou dois filhotes por ano. Os filhotes nascem quase totalmente desenvolvidos, com os olhos abertos e com capacidade de correr e comer alimentos sólidos no outro dia. Acompanham a mãe desde novinhos, observando seu comportamento.



- Pacas dormem durante o dia em uma toca ou tronco oco. As vezes eles constroem suas próprias tocas, geralmente em um local onde tenha água próximo, como também ocupam tocas construídas por outros animais. 



- Devido a seu estilo de vida noturna, pacas tem uma boa visão e audição, que os permite andar pela mata em meio a escuridão.



- São frugívoros, alimentam-se principalmente de frutos caídos, como também de vegetais, incluindo sementes, flores e tubérculos. Normalmente eles não caminham muito distante de suas tocas.



- Pacas tem um grande papel de contribuição numa floresta. Eles dispersam as sementes por onde andam, proporcionando o nascimento de novas árvores. 



- É um animal encontrado apenas na América Central e do Sul. Habitam desde o México até a Argentina.

Nome em inglês: Lowland paca
Nome científico: Cuniculus paca

Nenhum comentário:

Postar um comentário