domingo, 31 de julho de 2016

AVE DA SEMANA - Beija-flor-bico-de-espada

Os pesquisadores já registraram cerca de 330 espécies de beija-flores.
Essa espécie tem o bico mais longo entre todos os beija-flores 



- O beija-flor possui um bico fino e comprido e uma língua bifurcada e extensível, com a qual se alimenta do néctar no interior das flores, mas, ocasionalmente também come pequenos insetos e outros invertebrados. 
É uma ave que é muito ágil no ar e executa belas manobras aéreas. Enquanto se alimentam, pairam, batendo as asinhas numa rapidez incrível.



- Essa espécie de beija-flor se destaca por causa do seu bico surpreendentemente longo em comparação com seu tamanho.



- Mede cerca de 20 a 25 cm de comprimento, dos quais 10 a 12 cm correspondem ao bico. As fêmeas são quase semelhantes aos machos.



- O bico é levemente arrebitado. Quando empoleira-se, geralmente mantem o bico inclinado para o alto. Supostamente, pra manter o equilíbrio.



- O bico alongado dessa ave lhe dá uma vantagem; através dele, ela consegue visitar flores com longas corolas pendentes. 



- São aves que auxiliam bastante no processo de polinização das flores. A polinização é um dos principais mecanismos de manutenção da biodiversidade.



Beija-flor também é chamado de colibri. Curiosamente, só existe beija-flor no Continente Americano. 
Esses beija-flores do bico alongado vivem nas regiões andinas, em florestas de altitudes elevadas, na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Nome em inglês: Sword billed hummingbird
Nome científico: Ensifera ensifera

Nenhum comentário:

Postar um comentário