domingo, 7 de agosto de 2016

ANIMAL DA SEMANA - Javali-africano

Lembra o Pumba do filme O Rei Leão?
O animal dessa semana é o "Pumba" de verdade.



- A principal característica do javali, são um ou dois pares de presas curvadas, localizadas em ambos os lados do focinho. As duas presas maiores podem atingir mais de 40 centímetros.



- Mas, o mais estranho no javali são 4 grandes verrugas na cara. Essas verrugas crescem com o avançar da idade, apenas nos machos e não é por motivo de doença, é apenas genético.


Embora tenham uma aparência um pouco desagradável, eles são herbívoros e preferem fugir em vez de atacar qualquer coisa.



- Quando sente-se ameaçado, fogem com a cauda elevada. Eles comem gramíneas e plantas, e usam seus focinhos para cavar em busca de raízes. 


Variam em tamanho de 90 cm a 1,5 metros. Tem uma pelagem esparsa e uma juba em suas costas, que pode ser longa. 



- São animais fortes, capazes de permanecer longos períodos sem água. Quando encontram alguma fonte de água eles se refrescam e deitam na lama para obter alívio de insetos. Algumas aves também ajudam na eliminação dos insetos.


- As fêmeas têm ninhadas de 2 a 4 filhotes, que amamentam por cerca de quatro meses.


- A forma do pescoço não possibilita que o javali se alimente confortavelmente, de modo que ele costuma se ajoelhar. 


- São animais sociais, que vivem em pequenos grupos. São ativos apenas durante o dia. É também chamado de facócero. Vivem em grande parte do continente africano.

Nome em inglês: Warthog
Nome científico: Phacochoerus africanus


Nenhum comentário:

Postar um comentário