domingo, 11 de setembro de 2016

ANIMAL DA SEMANA - Ratel

O ratel está no "Guinness Book of Records" com o incrível título de "criatura mais destemida do mundo"!




- Mede menos de um metro de comprimento. Quando está rastejando, as pernas desproporcionalmente curtas, lhe dá uma aparência de réptil.




- Tem uma espessa camada de pelos brancos prateados na parte superior do corpo. O restante da pelagem é preta.




- Usa suas garras longas para cavar no chão, em um tronco de árvore ou em um cupinzeiro, para construir abrigos ou procurar alimentos. Se necessário, eles podem cavar um buraco em questão de minutos. Também utiliza tocas de outros bichos.



- Eles comem qualquer coisa. Cerca de um quarto de suas dieta é composta de cobras. Eles tem uma certa resistência ao veneno destes répteis.


- Por causa da atitude corajosa e feroz eles tem poucos predadores. O ratel investe contra um potencial inimigo, sem considerar o tamanho do outro animal ou suas próprias chances de fuga.



É também chamado de texugo-do-mel. É encontrado na África e em algumas regiões ocidentais da Ásia.



- Um dos fatos curiosos desse animal é que há uma espécie de pássaro que trabalha em parceria com eles para encontrarem colmeias. Funciona assim: o pássaro o direcionada para uma colmeia ou vice-versa. O objetivo de ambos é aproveitarem o que encontrarem.
O ratel saboreia o mel; já os pássaros, preferem a cera. Ambos aproveitam as larvas.
Embora as duas espécies não são dependentes uns dos outros para a sobrevivência, a  eficiência nessa parceria aumentam as chances de encontrarem esse alimento. Quando um ratel está devorando uma colmeia, pode haver esses pássaros nas proximidades, esperando os restos do banquete.



- Tem uma bolsa anal com uma capacidade de secretar um cheiro sufocante. É utilizado para defesa e também para acalmar as abelhas, ao atacar as colmeias.



- São animais considerados inteligentes. Ao procurar alimentos, eles levantam pedras ou cascas de árvores.

Nome em inglês: Honey badger
Nome científico: Mellivora capensis

Nenhum comentário:

Postar um comentário