domingo, 25 de setembro de 2016

AVE DA SEMANA - Condor-da-Califórnia

Os condores são uma das maiores aves de rapina do planeta


- Vivem apenas na América do Norte, sendo atualmente encontrado apenas em poucas áreas dos Estados Unidos. Duas espécies são reconhecidas: o condor-dos-andes na América do Sul e o condor-californiano na América do Norte.



- O Condor-da-Califórnia adulto tem uma aparência que surpreende, as penas são quase todas pretas, a cabeça é nua, com uma coloração que muda de acordo com o humor da ave. Também há um colar de penas circundando a base do pescoço.



- Chegam a ter 1,3 metro de comprimento e, com as asas abertas, os maiores podem atingir 3 metros de envergadura. 



- É uma das mais pesadas ave de rapina do planeta. O peso varia entre 7 e 14 quilos. Possui grande expectativa de vida, podendo atingir 50 anos.



- Além da aparência, outro fato surpreendente sobre o condor é a sua história de conservação. O condor-californiano, tornou-se extinto na natureza entre 1987 e 1992. 



- Para evitar a extinção total dessa espécie, o governo americano investiu em um grande projeto para conserva-lo. Em 1987 foi tomada a decisão de pegar todos os condores selvagens para que fossem criados em cativeiro, para posteriormente se reproduzirem e serem soltos novamente. Os poucos que restavam na natureza foram capturados. Foram encontrados um total impressionante de apenas 22 aves. Anos depois, os esforços valeram a pena e o número de condores cresceu em cativeiro e alguns foram soltos na Califórnia.



- Há dois santuários dedicados à espécie: o Sisquoc Condor Sanctuary, em San Rafael Wilderness, e Sespe Condor Sanctuary, em Los Padres National Forest.



- Em maio de 2013, havia 435 condores, sendo 237 condores selvagens e 198 em cativeiro. O que faz ser uma das aves raras do mundo.



Nome em inglês: California condor 
Nome científico: Gymnogyps californianus

Nenhum comentário:

Postar um comentário