domingo, 30 de outubro de 2016

ANIMAL DA SEMANA - Babuíno

Há cinco espécies de babuínos. As mais comuns são o babuíno verde-oliva e o babuíno amarelo. São encontrados por quase toda a África


- Eles tem um focinho proeminente e longos caninos, semelhante a um cachorro. Os machos adultos tem longos pelos nas costas. São inteligentes, barulhentos e podem ser ferozes.



- Ao contrário da maioria dos macacos, os babuínos passam a maior parte do tempo no chão.


- Dependendo da espécie, um babuíno pode pesar de 13 a 35 quilos e medir até 1 metro de comprimento. Os machos são maiores de que as fêmeas. A área genital feminina dependendo da condição reprodutiva e idade, apresenta um surpreendente tamanho e coloração rosada. 



- A alimentação dos babuínos é variada. Comem capim, frutas, raízes, pássaros e pequenos mamíferos. Sua dieta varia de acordo com a região, dependendo da disponibilidade. Eles também são comedores oportunistas. 



- Vivem e andam em grandes bandos. Cada bando é uma sociedade fechada, liderado e defendido por um ou mais machos que usam mostras de força física para dominar os rivais. 




Os babuínos se comunicam entre si e emitem uma variedade de gritos, com diferentes significados. Acredita-se que os babuínos são muito inteligentes.



- Eles tem o costume de ficar horas removendo cuidadosamente parasitas externos dos demais. Os adultos sentam-se em pequenos grupos, enquanto os juvenis brincam ao redor. Eles, então, formam uma unidade coesa, se alimentando enquanto viajam.



- Descansam durante o calor do dia, em seguida, forrageiam novamente até voltarem para os lugares de dormir no início da noite. Dormem em locais altos, como árvores e penhascos.



- Um filhote de babuíno permanece em contato muito próximo com a mãe, que o conduz ao lado dela, segurando-o com uma mão, enquanto viaja. Um babuíno de 5 a 6 semanas pode montar nas costas da mãe, pendurado por todos os quatro membros; em poucos meses ele já anda sentado nas costas. Entre 4 e 6 meses, o jovem babuíno começa a passar a maior parte de seu tempo com outros jovens. 


Babuíno-anúbis 
Nome em inglês: Olive baboon
Nome científico: Papio anubis

Babuíno amarelo 
Nome em inglês: Yellow baboon 
Nome científico: Papio cynocephalus

Nenhum comentário:

Postar um comentário