segunda-feira, 14 de novembro de 2016

AVE DA SEMANA - Pássaro-lira

O que mais surpreende nessa ave não é a beleza da cauda, mas sua incrível capacidade para imitar os sons de outras aves, sons da floresta em torno deles e também são capazes de reproduzir barulhos provenientes de objetos humanos, como o clic da máquina fotográfica, o barulho de motosserras e outros que ficarem ao seu alcance por muito tempo!



- Os machos têm as penas da cauda longas e são de três tipos: duas maiores que ficam mais externas, em seguida, algumas semelhante a plumas e outras penas longas de cor cinza ou prateada completam a bela cauda.



- Quando o macho eleva as penas da cauda verticalmente ficam em forma de lira, um instrumento de corda parecido com uma pequena harpa em forma de U, usado especialmente na Grécia antiga.




- Chega a medir uns 90 centímetros de comprimento. A semelhança com um pavão pequeno é nítida.




- Na demonstração de cortejo para impressionar a fêmea, primeiramente o macho constrói um pequeno monte com folhas e gravetos, como uma plataforma, em seguida eleva as penas da cauda verticalmente e depois as conduz para a frente sobre a cabeça, espalhadas lateralmente para a maior extensão possível e começa a fazer demonstrações de danças.




- Depois de acasalar, a fêmea põe um único ovo no ninho. As fêmeas são menores e semelhantes, exceto pela cauda que é mais curta e não tem penas extravagantes. Ambos os machos e fêmeas têm a capacidade de imitar os sons que ouvem. Mas, para eles imitarem algo é necessário que já tenham ouvido com uma certa frequência aquele determinado som.




- A pesquisadora Anastasia Dalziell, da Universidade Nacional Australiana em Camberra, conseguiu descobrir outras habilidades dessa ave. Ela conta: "Os pássaros-lira combinam diferentes coreografias de dança com diferentes tipos de canções"!




- É uma ave endêmica da Austrália. Pode ser encontrada em algumas florestas de Victoria e Queensland.


Veja uma demonstração da extraordinária habilidade vocal dessa ave!



Nome em inglês: Superb Lyrebird
Nome científico: Menura novaehollandiae

Nenhum comentário:

Postar um comentário