domingo, 25 de dezembro de 2016

ANIMAL DA SEMANA - Foca-cinzenta

São animais carismáticos, como mostram as imagens a seguir!


- A pelagem é diferente entre os sexos. Os machos têm pelos escuros com pequenas manchas mais claras, enquanto as fêmeas é o contrário, têm pelos claros com manchas mais escuras.


- Um macho adulto pode atingir mais de 2 metros de comprimento e pesar mais de 200 quilos. A fêmea é menor.


- Focas movem-se ao longo da areia, arrastando-se sobre a barriga. São observadas descansando em ilhas rochosas ou nas areias das praias.


- Durante a época de reprodução pode ocorrer conflitos relacionados com o território. Os machos bem sucedidos são capazes de acasalar com mais de 8 fêmeas.


- Após um período de gestação de onze meses, as fêmeas dão à luz. Os filhotes são adoráveis. Nascem com pelos brancos e longos, pesando aproximadamente 15 quilos.


- Nas três semanas após o nascimento, um filhote pode ganhar até três quilos diariamente, alimentando-se com o leite rico em nutrientes da mãe. Eventualmente, depois deste curto período, os filhotes são obrigados a se deslocarem para o mar, para aprender a caçar rapidamente.


- Os olhos são grandes para ajuda-las enxergarem melhor sob a água escura. A dieta consiste em uma grande variedade de peixes, crustáceos e moluscos.


Focas conseguem sobreviver em mares gelados devido a grande quantidade de gordura subcutânea. 


- Estão distribuídas na região Ártica, nas margens do Oceano Atlântico Norte e estão divididas em três unidades populacionais distintas. As Ilhas Farne situadas na costa nordeste da Inglaterra é a região no mundo onde há mais focas-cinzentas.


Nome em inglês: Gray Seal
Nome científico: Halichoerus grypus

Nenhum comentário:

Postar um comentário