domingo, 11 de dezembro de 2016

ANIMAL DA SEMANA - Uacari-branco

Esta é uma espécie de primata com uma aparência notável



- Algumas características físicas destes macacos o diferenciam de outros primatas. Possuem a maior parte do corpo coberto com um "casaco" de pelos longos, que podem variar em tons de amarelo e marrom, uma cauda curta e o mais impressionante é a cara vermelha e quase sem pelos.



São chamados popularmente como uacari-de-cara-vermelha, acari ou macaco inglês. Não é um macaco grande, os adultos medem de 35 a 60 centímetros de comprimento e os machos podem pesar pouco mais que 4 quilos.



- Apesar de não terem uma cauda longa como as outras espécies de macacos, movem-se agilmente nas árvores, usando seus braços e pernas.


- O uacari prefere residir em florestas sazonalmente inundadas na área da Bacia do Rio Amazonas, nos países Peru, Brasil e Colômbia. Durante a estação chuvosa eles permanecem sempre no alto das árvores por causa da inundação da floresta. Durante a estação seca, retornam ao chão para procurar sementes e outros materiais alimentares.


- Sua dieta consiste na maior parte de sementes duras, como castanhas. Eles tem uma poderosa mandíbula inferior que os permite quebrar as superfícies duras das sementes e frutas verdes.


- É um animal dificilmente encontrado. Alguns dos motivos é que habitam locais de florestas de difícil acesso e as fêmeas dão à luz apenas um único filhote a cada dois anos, sendo que populações de uacari não apresentam um crescimento rápido. Uma fêmea só vai escolher um macho para acasalar se ele tem um rosto muito vermelho, pois é um sinal de boa saúde.


- Os uacaris vivem em grupos de machos e fêmeas, contendo geralmente entre 8 a 15 membros. À noite dormem no alto da copa da floresta. Há sete sub-espécies de uacaris, inclusive, existe também os uacaris-pretos.


Nome em inglês: White bald-headed uakari
Nome científico: Cacajao calvus calvus
Sub-espécies mais conhecidas:
Cacajao calvus ucayalii
Cacajao calvus rubicundus
Cacajao calvus novaesi
Cacajao melanocephalus

Nenhum comentário:

Postar um comentário