domingo, 18 de dezembro de 2016

AVE DA SEMANA - Pássaro-cetim

Os machos desta espécie fazem uma das mais elaboradas exibições para conquistar as fêmeas



- Ambos os machos e fêmeas têm olhos azuis. O macho adulto tem cerca de 25 a 35 centímetros de comprimento e sua plumagem é preta com um brilho azul ou roxo brilhante.


- A fêmea é muito diferente, com plumagem de cores verde, cinza e marrom. Quando os machos são muito jovens sua plumagem se assemelha à da fêmea. 


- Para tentar impressionar a fêmea e consequentemente acasalar com ela, inicialmente o macho constrói no chão uma esteira de pequenos galhos, semelhantes a bastões, sendo este o alicerce para dar início a um pequeno pavilhão em forma de U. 





- Em seguida, eles irão recolher objetos coloridos para adornar sua arena de exibição, que pode ser flores, penas, bagas, folhas e, se for em um local próximo de habitações de pessoas, eles usarão objetos de plásticos, como canudos, tampas e o que mais encontrarem. Não sabe-se porque, mas, à medida que o macho vai ficando mais velho, desenvolve uma preferência por objetos azuis.



 O macho passa horas construindo seu pavilhão. Quanto mais decorado for, mais fêmeas ele conseguirá para acasalar. As paredes internas da tenda costumam ganhar alguma cor através de suco de bagas esmagadas em seu bico. Ao contrário do que parece, a estrutura que o macho constrói não é o ninho. Quem os constrói são as fêmeas.





- Quando um pássaro-cetim feminino se aproxima, o macho dança e faz ruídos, exibindo seus "tesouros" com os quais o pavilhão foi decorado para ela. Se ela gostar de suas habilidades de decoração e dança, irá acasalar ali.





- Em seguida, ela se retira, enquanto ele permanecerá para acasalar com outras fêmeas que conseguir numa mesma temporada.



- Os ninhos são semelhantes a maioria dos ninhos de outras aves, em forma de pires de galhos e folhas secas, feitos acima do solo ou nos ramos verticais de uma árvore. Ela coloca uns 2 ovinhos que irá incuba-los por cerca de 21 dias.




- Existem mais de 10 espécies deste gênero de aves no mundo, a maioria encontrada na Austrália.



Nome em inglês: Satin Bowerbird
Nome científico: Ptilonorhynchus violaceus

Nenhum comentário:

Postar um comentário