- Ambos os machos e fêmeas têm olhos azuis. O macho adulto tem cerca de 25 a 35 centímetros de comprimento e sua plumagem é preta com um brilho azul ou roxo brilhante.
- A fêmea é muito diferente, com plumagem de cores verde, cinza e marrom. Quando os machos são muito jovens sua plumagem se assemelha à da fêmea.
- Para tentar impressionar a fêmea e consequentemente acasalar com ela, inicialmente o macho constrói no chão uma esteira de pequenos galhos, semelhantes a bastões, sendo este o alicerce para dar início a um pequeno pavilhão em forma de U.
- Em seguida, eles irão recolher objetos coloridos para adornar sua arena de exibição, que pode ser flores, penas, bagas, folhas e, se for em um local próximo de habitações de pessoas, eles usarão objetos de plásticos, como canudos, tampas e o que mais encontrarem. Não sabe-se porque, mas, à medida que o macho vai ficando mais velho, desenvolve uma preferência por objetos azuis.
- Em seguida, ela se retira, enquanto ele permanecerá para acasalar com outras fêmeas que conseguir numa mesma temporada.
- Os ninhos são semelhantes a maioria dos ninhos de outras aves, em forma de pires de galhos e folhas secas, feitos acima do solo ou nos ramos verticais de uma árvore. Ela coloca uns 2 ovinhos que irá incuba-los por cerca de 21 dias.
- Existem mais de 10 espécies deste gênero de aves no mundo, a maioria encontrada na Austrália.
Nome em inglês: Satin Bowerbird
Nome científico: Ptilonorhynchus violaceus
Nenhum comentário:
Postar um comentário