sábado, 18 de março de 2017

ANIMAL DA SEMANA - Rinoceronte branco

Eles são mais conhecidos por causa de sua característica principal: acima do focinho há dois chifres, um atrás do outro.


- Há duas subespécies de rinoceronte branco: o rinoceronte branco do sul e o rinoceronte branco do norte. A subespécie do norte está quase extinta. Atualmente há no mundo apenas 7 rinocerontes brancos do norte, ou, segundo outras fontes, apenas 3 exemplares.

 
- Já o rinoceronte branco do sul, felizmente ainda é um pouco abundante. Em 2007 foi divulgado que havia pouco mais de 17 mil rinocerontes brancos do sul em ambiente selvagem.


 A dieta é composta basicamente de grama. Este imponente herbívoro é o maior das cinco espécies de rinoceronte e o maior mamífero terrestre do mundo após o elefante.
O rinoceronte branco é mais pesado aproximadamente duas vezes o rinoceronte preto.


- O chifre frontal é mais longo e pode medir cerca de 90 cm de comprimento.
O chifre cresce constantemente, mas, permanece em um determinado tamanho porque eles esfregam contra as árvores e também através de combates uns com os outros.


A pele é muito dura e espessa e basicamente sem pelos. Os únicos locais onde há alguns pelos é na ponta das orelhas e na cauda.
Apesar de ser chamado de branco, na verdade é cinza ou amarronzado.


- Nos últimos anos, as operações de combate à caça a esse animal em toda a África estão produzindo resultados. Umas das organizações que auxiliam nessa tarefa é a African Wildlife Foundation (AWF), que faz um trabalho para chamar a atenção do público para as atrocidades da caça aos rinocerontes e dissipar mitos sobre o chifre deles, principalmente para os chineses. 
A AWF construiu um santuário para rinocerontes, num parque nacional do Quênia. A instituição recruta, treina e equipa exploradores de vida selvagem para protegerem o rinoceronte dos caçadores.


- Esses esforços de conservação, por sua vez, apoiam as economias locais e a indústria do turismo, o que ressalta para a população local a importância de manter seus recursos naturais.

Nome em inglês: White rhinoceros
Nome científico: Ceratotherium simum

Nenhum comentário:

Postar um comentário