quinta-feira, 27 de abril de 2017

Conheça a história de um dos maiores sites de namoro: o POF

Atualmente grande parte da humanidade está muito ocupada no trabalho e suas vidas sociais diminuíram. Mas, novas maneiras foram introduzidas para entreter as pessoas.
As redes sociais estão se tornando cada vez mais populares em todo o mundo. De forma similar, sites de namoro on-line têm tido um rápido crescimento nos últimos anos. Hoje, em especial, vamos abordar um desses sites. Você já ouviu falar do POF?

A seguir, conheça um pouco de seu fundador e a história interessante de como o site iniciou

POF é uma sigla de “Plenty of Fish”, que pode ser traduzido como “abundância de peixes”. O nome é uma referência as possibilidades que os usuários podem encontrar no serviço.



Foi fundado por Markus Frind em 2003 e rapidamente se transformou num sucesso inesperado. Um dos motivos é que o POF foi o primeiro site de namoro on-line gratuito.
Em algumas entrevistas Markus Frind compartilhou partes de sua história.

Uma reportagem de 2014 de um site da BBC, é intitulada: "Markus Frind: O homem 'por trás de um milhão de bebês'".
A capacidade do POF para encontrar parceiros adequados ajudou a atrair mais de 70 milhões de usuários registrados em todo o mundo e levou a milhões de relacionamentos bem-sucedidos.


A sede da empresa está localizada no 26º andar de um arranha-céu de Vancouver, no Canadá. Em seu interior, dezenas de telas de TV exibem gráficos que monitoram em tempo real as milhões de mensagens que os usuários enviam a cada minuto no site.
Com o acesso dos dados dos usuários, o POF pode rapidamente sugerir pessoas com ideias semelhantes aos novos utilizadores que preenchem questionários detalhados sobre si ao aderir.
Apesar de ser menos conhecido do que alguns concorrentes, o POF obtém mais de dois bilhões de páginas vistas por mês, colocando-o muito acima de qualquer outro site de namoro em termos de tráfego.




Markus tem 37 anos, e é casado com Annie Kanciar. Aqueles que o conhecem, o descrevem como introvertido, inteligente e um pouco exótico. Noel Biderman, co-fundador de uma empresa de namoro de Toronto, disse: "Markus é um daqueles engenheiros que sente-se mais confortável sentado na frente de um computador do que falando com alguém cara a cara".
Sua esposa completa: "Ele nunca levanta a voz. Não gosta de conflitos. Frind prefere permanecer um observador silencioso de outros. Ele parece está constantemente pensando e estudando o mundo ao seu redor. Ele está sempre observando seu ambiente para aplicá-lo ao site."

Markus Frind e Annie Kanciar

Frind passou seus primeiros anos em uma fazenda de cereais no interior da Colúmbia Britânica, no Canadá.
Sua cidade natal, Hudson's Hope, é um lugar frio e isolado, não muito longe do ponto de partida da Rodovia do Alasca. Os pais de Frind eram agricultores alemães que emigraram para o Canadá pouco antes de seu quarto aniversário. Compraram um lote e inicialmente moravam em um reboque sem eletricidade, nem água corrente. Além de um irmão mais novo, Frind tinha poucos amigos. O pai dele, Eduard Frind, dizia: "Seu problema é o inglês. Se você não tem inglês, você não pode fazer nada." 

Depois de se formar em uma escola técnica em 1999, com um diploma de dois anos em programação de computadores, Frind conseguiu um emprego em um shopping center. A partir daí, passou de um emprego a outro, até finalmente iniciar seu bem sucedido negócio.

Ele teve a ideia em 2001, quando começou a verificar o então maior site de namoro do Canadá, Lavalife, na esperança de conhecer mulheres ou pelo menos passar o tempo. Namoro on-line parecia uma boa ideia, mas ele ficou surpreso ao descobrir que o site cobrava pesadas taxas aos usuários. "Eu achei que era ridículo aquele site está cobrando dinheiro para algo que qualquer um poderia fazer." Disse ele. Então decidiu criar um site que tinha algo que nenhuma grande empresa de namoro oferecia: era grátis.


Frind disse ao Business Insider que ele iniciou o Plenty of Fish em 2003 "como forma de melhorar meu currículo."

"Na época, havia uma nova linguagem de programação chamada ASP.NET, e eu não gosto de ler livros, então criei o site em duas semanas, e para minha surpresa, as pessoas começaram a se inscrever. Era apenas um projeto paralelo que criei que ficou muito grande".

Ele sabia pouco sobre publicidade on-line, mas estudou rapidamente. De março a novembro de 2003, seu site expandiu de 40 membros para 10.000. No mesmo ano, o Google lançou uma ferramenta gratuita chamada AdSense, que permitiu que as pequenas empresas vendessem automaticamente anúncios e exibissem em seus sites.
Markus fez apenas US $ 5 em seu primeiro mês, mas no final do ano, ele já estava conseguindo mais de US $ 3.300 por mês, em grande parte, vendendo anúncios para sites de namoro pagos.


Em 2008 houve um crescimento exponencial, com o site ficando em primeiro lugar entre sites de namoro nos EUA e Reino Unido. Foi então que Markus Frind começou a planejar seu próximo passo. Alugou uma suíte em Vancouver, e anunciou que iria contratar 30 funcionários.  Ele não havia contratado nenhum empregado nos primeiros cinco anos.


Em 2014, o POF tinha mais de 60 funcionários. E se os usuários desejassem, já podiam pagar para acessar conteúdo Premium.
Markus disse que a transição de usuários para celulares foi um dos maiores desafios que a empresa enfrentou.



Elevadores nos escritórios da Plenty of Fish em Vancouver

Em 2015, ele confidenciou: "É engraçado, uma vez que você começa a adicionar pessoas para a empresa, a quantidade de tempo que você tem que trabalhar aumenta. Temos uma equipe de 75. Eu tenho trabalhado em horários normais nos últimos meses." Antes, ele trabalhava cerca de 10 horas semanais.



Mas, atualmente o POF não pertence mais ao seu fundador. Foi vendido em 14 de julho de 2015 ao The Match Group, que comprou por US $ 575 milhões, tornando-se um aglomerado de quatro sites de namoro on-line no mundo.

O CEO do Grupo Match, Sam Yagan, declarou que estava interessado em Plenty of Fish há mais de 10 anos.

Markus explicou: "Estamos entusiasmados por juntar forças com a Match. Minha equipe e eu temos crescido Plenty Of Fish em um dos líderes em nossa categoria, e estou confiante de que a partida vai ajudar a acelerar o nosso crescimento ainda mais."


A equipe de administradores do POF, revelou alguns dados que eles analisaram:

- 29% dos usuários encontram seu parceiro em menos de um mês.
- Os usuários masculinos que possuem um animal de estimação são 32% mais prováveis a encontrar um par do que os homens que não têm. No caso das mulheres, o aumento é de 42%.
- Os homens que escrevem mais de 460 caracteres em sua descrição e as mulheres que escrevem mais de 650 caracteres, são mais propensos a conseguir deixar o site por ter formado um casal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário